Livros serão distribuídos gratuitamente na Estação Mogi

Nesta segunda-feira (23), usuários poderão ter livros autografados pelos escritores em comemoração ao Dia Mundial do Livro

dom, 22/04/2018 - 13h30 | Do Portal do Governo

Cerca de 500 livros serão distribuídos para os usuários que passarem pela Estação Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral, nesta segunda-feira (23), das 10h às 13h, em comemoração ao Dia Mundial do Livro. Na ocasião, alguns escritores estarão no local autografando e distribuindo gratuitamente seus títulos.

A ação, realizada pelo ions Club Mogi Itapety, parceiro da CPTM no projeto Livro Livre, visa estimular a prática da leitura.  Cerca de 12 voluntários participaram da distribuição e arrecadação de novas obras, uma vez que os usuários também poderão doar livros.

O escritor de romances históricos e didáticos João Anatalino doará, entre outros, um livro de programação neorolinguística, por exemplo. Com 12 obras publicadas, João pretende com a sua atitude estimular outras pessoas. “Divulgar a literatura em um país que lê pouco é muito importante. Nosso trabalho é procurar incentivar a população a ler cada vez mais”, disse.

Ele diz ainda que o livro que vai ser doado ensina o leitor a trabalhar o cérebro, eliminar fobias, medos e obter um melhor desempenho na vida.

Os livros que serão distribuídos, foram arrecadados em diversos pontos de coletas na região do Alto Tietê. Os temas são bem variados, entre romances, religiosos, infantis e didáticos.

“O principal objetivo é incentivar as pessoas a lerem. É a oportunidade delas compartilharem e terem acesso a novas histórias”, fala Maria Amélia Rodrigues, voluntária do projeto há 19 anos.

Livro Livre

Mais de 200 mil volumes foram distribuídos pela CPTM desde 2006. A iniciativa é inspirada no BookCrossing, prática baseada em três pilares: “Ler, Registar e Libertar”. Concebida nos Estados Unidos em 2001, pelo programador Ron Hornbaker, que lançou o site BookCrossing. Atualmente, 132 países estão engajados na ação, com quase 11,6 milhões de livros registrados e 1,6 milhões membros.