Operação Montanha SP-123: 1º mês tem mais de 453 mil motoristas

Neste ano, tempo médio de viagem nos horários de pico foi de 59 minutos, contra 1h20 gastos no mesmo percurso em 2018, uma redução de 25%

sex, 19/07/2019 - 16h17 | Do Portal do Governo

A Operação Montanha do Departamento de Estradas de Rodagem completa um mês nesta sexta-feira (19) e o balanço destes primeiros 30 dias é positivo. Os 453.584 motoristas que pegaram estrada para curtir a temporada de inverno em Campos do Jordão realizaram suas viagens de forma mais rápida e segura.

O tempo médio gasto na descida da serra neste ano, nos horários de pico (das 12h às 20h aos domingos), foi de 59 minutos. Em 2018, o motorista levava 1h20 minutos para realizar o mesmo percurso, o que representa uma redução de 25% em 2019.

Já na viagem de ida a Campos do Jordão, o tempo médio de viagem é de 42 minutos, o mesmo em relação ao ano passado, pois os motoristas pegam estrada em horários diversos, tornando assim o tráfego diluído entre sexta-feira à noite, sábado e manhã de domingo.

Durante os períodos de maior concentração de veículos, são realizadas ações operacionais, como Pare e Siga, liberação do tráfego via comboio nos acostamentos e implantação de faixa reversível. O resultado deste trabalho é a queda no tempo de permanecia dos motoristas nas estradas.

Para esse feito, estão envolvidos 98 funcionários, 25 veículos, entre caminhonetes de inspeção, guinchos leves e veículos de apoio.

O Departamento também investiu na compra de 350 cones noturnos para melhorar a sinalização e garantir segurança aos usuários nos trechos de operação montados ao longo da rodovia. A Operação Montanha será encerrada juntamente com a Operação Inverno, no dia 5 de agosto.

Monitoramento e atendimentos realizados

Além das 11 câmeras, 6 contadores de veículos e 3 painéis de mensagem variável, um drone é utilizado na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), no acesso a Campos do Jordão, para que informações em tempo real das condições de trânsito sejam disponibilizadas aos usuários, permitindo o melhor planejamento de sua viagem.

As imagens são disponibilizadas na página @viasdersp no Facebook. Neste primeiro mês foram 5.338 visualizações das lives nas mais de 33 horas de visualização do monitoramento pelo drone.

As Unidades Básicas de Atendimento (UBA) realizaram 392 atendimentos de socorro mecânico, apoio ao usuário e atendimento de emergência somente na SP 123.