Operação do Ipem-SP encontra erros em 52% dos locais fiscalizados

Na Semana do Consumidor, operação "Pente Fino" avaliou o peso de produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte

sex, 15/03/2019 - 18h37 | Do Portal do Governo

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado e delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, realizou nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, entre os dias 11 a 14 de março – Semana do Consumidor -, a operação “Pente Fino”, que avaliou produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte.

No total, foram 65 estabelecimentos fiscalizados, sendo 34 (52%) autuados. As equipes de fiscalização avaliaram 250 produtos, dos quais 75 (30%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.

“A operação Pente Fino teve o objetivo de fiscalizar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) era correspondente ao peso real do produto. Esta ação integra um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do Ipem-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado”, explicou o superintendente Ricardo Gambaroni.

Confira a tabela com as irregularidades encontradas na capital e interior, acesse https://tinyurl.com/yydnzl7u.

Os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.