Oitavo episódio do FalaTec aborda empreendedorismo

Podcast sobre tecnologia e atualidades do Centro Paula Souza debate sobre como o assunto é tratado nos cursos das Etecs e Fatecs

qui, 29/11/2018 - 16h23 | Do Portal do Governo

Foi lançado nesta quinta-feira (29) o oitavo episódio do FalaTec, podcast dedicado a discutir atualidades, inovação e tecnologia produzido pelo Centro Paula Souza. Desta vez, o apresentador Leonardo Tote recebe o coordenador da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza, a Inova CPS, Mauro Zac, para falar sobre empreendedorismo e startups.

O programa traz uma conversa sobre como empreender, em quais campos de atuação profissional isso é possível, como chamar a atenção de investidores e de que maneira novos empreendedores estão se formando nas Etecs e Fatecs.

“A vontade de abrir uma empresa e ser chefe de si mesmo é constante no mercado de trabalho. E as startups, principalmente na área de tecnologia, não saem do vocabulário do jovem brasileiro. De onde vem essa tendencia e como é possível se tornar um empreendedor?”, questiona Tote, oferecendo o gancho para o convidado elaborar sua resposta.

O coordenador da Inova CPS informa que trata-se de uma tendência mundial e que, segundo uma pesquisa nacional do Datalfolha realizada na época das eleições, 50% dos brasileiros gostariam de trabalhar por conta própria.

“Esse número supera, por exemplo, a quantidade de pessoas que querem ser empregadas sob o regime CLT, que gira em torno de 43%. Não só porque hoje as pessoas buscam uma rotina mais dinâmica, mas por causa das próprias tecnologias, que permitem a criação de negócios com mais rapidez”, continua Zac.

O podcast já está disponível para streaming e download na internet e também no Spotify. As sete primeiras edições trataram de cursos técnicos, do descarte de plástico no meio ambiente, do mercado de games no Brasil, da gourmetização de alimentos, de mobilidade urbana, do blockchain e de respeito à diversidade, respectivamente, e também podem ser ouvidas nessas plataformas.

FalaTec

A série de dez podcasts traz conversas com especialistas que atuam como docentes ou coordenadores, à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papo descontraído e cheio de informação.

A retransmissão dos podcasts, seja na versão completa ou na reduzida, com um minuto de duração, é liberada para os veículos de comunicação, com o devido crédito.