Oficinas Culturais promovem cursos gratuitos sobre teatro

Entre janeiro e março, instituições oferecem atividades em áreas como dramaturgia, interpretação de texto e cenografia

sex, 05/01/2018 - 20h46 | Do Portal do Governo

Os interessados em artes cênicas e que desejam expandir os conhecimentos sobre teatro já podem se preparar. Entre os meses de janeiro e março, as oficinas culturais Alfredo Volpi e Oswald de Andrade oferecerão cursos gratuitos sobre diversas áreas.

Dramaturgia, interpretação de texto, direção e cenografia são os temas das oficinas organizadas pelas instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis. Abrindo a temporada de cursos, o Núcleo de Criação Teatral desenvolverá estudos sobre direção, dramaturgia e interpretação para teatro, de 17 de janeiro a 28 de março, às quartas-feiras, das 14h às 17h, na Oficina Cultural Alfredo Volpi.

As aulas, que acontecerão simultaneamente, serão voltadas ao público interessado em iniciar ou continuar a experiência nas artes cênicas. Ministrada por André Auke, a oficina de interpretação tem o objetivo de trabalhar as técnicas de expressão corporal e de voz, além de exercícios de improvisação para preparar os participantes a uma criação cênica coletiva.

Desenvolvimento

Já a proposta da oficina de direção, com coordenação de André Grynwask, é analisar o desenvolvimento, pensamento e olhar dos diretores para a encenação, bem como encontrar ferramentas que potencializem ideias em espetáculos. E, por último, a oficina de dramaturgia, com coordenação de Priscila Argoud, abordará os principais dramaturgos da história do teatro e as obras mais importantes, a fim de exercitar o olhar crítico dos participantes e instrumentalizá-los quanto às ferramentas necessárias para o desenvolvimento da criação de um texto dramatúrgico coletivo.

Todas as oficinas serão integradas para criar um espetáculo que será apresentado no fim das atividades. As inscrições para as aulas de direção e dramaturgia vão até 11 de janeiro – os cadastros para aulas de interpretação terminam em 16 de janeiro. Todas as inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade.

Já na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o primeiro curso será sobre interpretação de texto para o teatro, voltado para atores e atrizes formados ou com alguma experiência em artes cênicas. A “Oficina de Texto e Interpretação: no princípio, era o verbo” será de 22 de janeiro a 28 de março, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30.

Atividades

A atriz Imara Reis ministrará atividades lúdicas sobre o uso da palavra como meio de aperfeiçoamento da compreensão de textos e da expressão oral dos atores, para que os participantes possam descobrir o prazer e a relevância do texto teatral. As inscrições devem ser feitas até 15 de janeiro, por meio de carta de interesse e do preenchimento de um formulário.

A oficina também organizou o curso de cenografia para estudantes de arquitetura, artes visuais e profissionais da área do teatro. Coordenadas por Carlos Colabone, as aulas ocorrerão de 23 de janeiro a 27 de março, às terças-feiras, das 14h30 às 18h30. Durante as oficinas, será abordada a prática da cenografia teatral a partir de desenhos, croquis, colagens e maquetes.

Os participantes aprenderão as noções básicas do uso correto dos instrumentos técnicos de trabalho e serão estimulados a pesquisar os materiais que podem contribuir no levantamento da cenografia. As inscrições vão de 5 a 17 de janeiro, também por meio do preenchimento de formulário.

SERVIÇO

Cursos gratuitos nas oficinas culturais Alfredo Volpi e Oswald de Andrade

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
alfredovolpi@oficinasculturais.org.br

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Oficinas do Núcleo de Criação Teatral
Quartas-feiras, de 17/01 a 28/03 – das 14h às 17h
Oficina Cultural Alfredo Volpi

Oficina de Texto e Interpretação: no princípio, era o verbo
Segundas e quartas-feiras, de 22/01 a 28/03 – das 18h30 às 21h30
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Curso de cenografia
Terças-feiras, de 23/01 a 27/03 – das 14h30 às 18h30
Oficina Cultural Oswald de Andrade
www.oficinasculturais.org.br