Obras do Terminal Metropolitano Carapicuíba recebem vistoria técnica

O empreendimento da EMTU/SP está com 58% das obras concluídas e será entregue à população no primeiro trimestre de 2019

qua, 03/10/2018 - 12h31 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (3), o governador Márcio França realizou vistoria técnica nas obras do Terminal Metropolitano Carapicuíba, que integra o trecho Jandira–Carapicuíba do Corredor Itapevi-São Paulo. Com investimento de R$ 13,6 milhões, o terminal deve ser entregue no primeiro trimestre de 2019.

“Essa obra estava paralisada até abril, uma obra importante, o terminal vai servir a mais de 60 mil pessoas, somando municipal com intermunicipal. A partir do ano que vem, todo bilhete da região metropolitana será integrado aos da CPTM, vamos fazer uma só bilhetagem, vamos integrar os dois sistemas, porque não tem sentido termos dois sistemas separados com tantas regiões, no ABC, aqui, Osasco, Guarulhos, enfim. Com um único bilhete você poderá rodar 3 horas, o que facilita a vida do usuário”, disse o governador.

Com área construída de 9.800 m², o Terminal Carapicuíba terá estrutura principal compartilhada com a do terminal municipal, administrado pela prefeitura local, e os terminais atenderão a usuários metropolitanos e municipais, conforme destacado por França.

O pavimento térreo do empreendimento comportará as plataformas de embarque e desembarque, prédio administrativo, bicicletário e serviços gerais; já o andar superior será utilizado para exploração comercial.

A obra está com seu cronograma de execução com 58% avançado: parte das fundações em estacas pré-moldadas de concreto armado, blocos sobre essas estacas, pilares sobre os blocos, duas lajes, muro de contenção lateral (junto às avenidas Celeste e Mario Covas), reforço das estruturas que compõem o túnel local (executado pela prefeitura), escada em concreto armado, fundações do bicicletário, prédio administrativo e reservatório elevado.

Trecho Jandira- Carapicuíba

O trecho do corredor entre Jandira e Carapicuíba tem 8,8 quilômetros de extensão e grande parte do sistema viário finalizado. Além do Terminal Carapicuíba, conta com a estação de transferência Barueri e nove paradas. O investimento total desse trecho é de R$ 26,7 milhões, com previsão de conclusão para 2019.

No mesmo trecho, as obras do Terminal Rodoviário Amador Aguiar (Vila Yara) ampliarão a extensão das cinco plataformas dos ônibus, além de renovar o centro comercial localizado no primeiro pavimento, atendendo às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, equipamentos e instalações.