Obra “O Coração do Brasil” propõe reflexão e alerta social

Iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, exposição na Estação Júlio Prestes da CPTM alerta população sobre problemas cardíacos

qua, 21/03/2018 - 20h53 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Nesta intervenção de Marcos Amaro, a Amazônia é simbolizada como o coração do Brasil

Em exposição até o dia 24 de abril, a Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante da CPTM, recebe intervenção criada pelo artista Marcos Amaro. Intitulada “O Coração do Brasil”, a obra consiste em um aquário que reproduz o ecossistema do rio Amazonas, com peixes e características típicas de água doce.

A obra propõe uma reflexão e um alerta social para um dos principais biomas brasileiros: a Amazônia, que nesta intervenção é simbolizada como o coração do Brasil. No imenso aquário, a biodiversidade do Rio Amazonas é retratada com espécies nativas de água doce.

A iniciativa desta intervenção é do instituto Lado a Lado pela Vida, que convidou o artista para desenvolver o trabalho. O Instituto se dedica a conscientizar a população sobre a importância da mudança de hábitos para adoção de um estilo de vida mais saudável.

Para o artista, a relação entre saúde cardíaca e a preservação ambiental está no reconhecimento da Amazônia como coração do Brasil, que guarda um quinto de toda a reserva de água potável do planeta.

Sobre a FMA

A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos. Tem a missão de pesquisar e difundir a obra do artista Marcos Amaro, incentivar a produção artística contemporânea, disponibilizar o acervo e produzir conteúdo crítico a fim de investigar e documentar os caminhos da arte.

Para isso, tem um criterioso programa de exposições, o edital anual de apoio a artistas, a premiação anual de destaque para melhor produção criativa, o estímulo à pesquisa acadêmica, além da promoção de debates e projetos especiais em espaços públicos.