‘O Melhor de SP – Serviços’ premia Poupatempo e Metrô

Órgãos estaduais foram agraciados pelo Grupo Folha nas categorias ‘Melhor Serviço Público’ e ‘Melhor Transporte Público’, respectivamente

sex, 04/05/2018 - 18h33 | Do Portal do Governo
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O governador Márcio França recebeu no Palácio dos Bandeirantes os prêmios simbólicos

Vencedores na pesquisa ‘O Melhor de SP – Serviços’, realizada pelo Instituto Datafolha, o Poupatempo e o Metrô foram premiados pelo Grupo Folha nas categorias ‘Melhor Serviço Público’ e ‘Melhor Transporte Público’, respectivamente. O governador Márcio França recebeu nesta sexta-feira (4), no Palácio dos Bandeirantes, os prêmios simbólicos.

Este é o quarto ano seguido em que o Poupatempo e o Metrô são eleitos pela população os preferidos na área de serviço e transporte público da capital paulista. O Poupatempo sempre apareceu como o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’. O serviço que conta com ampla aprovação dos usuários foi citado por 10% dos entrevistados na pesquisa espontânea sobre qual é o melhor serviço público de São Paulo.

Já entre as opções de transportes oferecidas na capital, o modal metroviário foi o preferido por 53% dos paulistanos. “Quando um instituto de pesquisa como o Datafolha consegue aferir as opiniões da população, isso nos ajuda a tomar medidas corretas para elevar o padrão de todo o serviço público”, comentou o governador Márcio França.

Ele ressaltou ainda que a qualificação do setor público deve ser uma preocupação permanente dos governantes para que a população possa contar com o padrão de atendimento já reconhecido em serviços como o do Poupatempo e do Metrô.

“Esse prêmio é resultado do esforço de mais de 13 mil colaboradores do Poupatempo que se empenham em atender sempre com eficiência e cordialidade e também do esforço do governo de São Paulo em investir em novas tecnologias de atendimento”, afirmou Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, que administra o Poupatempo.

Nos últimos anos, o Poupatempo tem investido em melhorias nos serviços digitais, como o atendente virtual Poupinha, que já trocou mais de 60 milhões de mensagens com os usuários. E também em aplicativos e totens de autoatendimento, que agora estão sendo instalados em shoppings, supermercados e estações do Metrô.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que o prêmio de ‘Melhor Transporte Público’ entregue ao Metrô reflete a satisfação da população com a qualidade do serviço e com os investimentos em novas linhas e estações. “Trabalhamos para garantir um serviço de excelência”, completou o presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo.

Poupatempo

Criado há 20 anos pelo então governador Mario Covas para desburocratizar a vida dos cidadãos, o Poupatempo tem 71 unidades fixas e uma unidade móvel que prestam mais de 180 mil atendimentos por dia. No início deste ano, outra pesquisa de satisfação com usuários do Poupatempo, realizada pela empresa DKS Eventos, de São Paulo, apontou índice de 98,3% de ótimo e bom, 24 unidades obtiveram 100% de ótimo e bom e outras 20 unidades receberam 99%.

“O levantamento do Datafolha reforça a boa imagem que a população já tem do padrão Poupatempo de atendimento”, disse o presidente da Prodesp, Célio Bozola. “Investimos permanentemente em capacitação de pessoal, novas tecnologias e canais eletrônicos para levar os serviços até o cidadão, onde quer que ele esteja, para que ele possa resolver a sua vida até mesmo pelo celular”, acrescentou.

O Poupatempo é administrado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp e, desde a inauguração do primeiro posto, na Praça da Sé, em 1997, já prestou mais de 580 milhões de atendimentos.

Metrô

Fundado em 1968, neste mês de maio o Metrô de São Paulo comemora 50 anos de existência, data que ganha ainda mais relevância com mais uma avaliação como o melhor serviço de transporte da cidade. O investimento contínuo em tecnologia e confiabilidade do sistema são os principais indicadores dessa trajetória de sucesso, afirma o presidente do Metrô, Paulo Menezes.

“O usuário confia no sistema, ele sabe que vai chegar aonde precisa com rapidez e segurança”, diz. “Investimos em wi-fi nas estações, estamos instalando 150 máquinas de vendas de bilhetes, passamos a comercializar créditos do Bilhete Único e reformamos 98 trens, além da compra de dezenas de novas composições. Tudo isso mostra que estamos em movimento, com inovação como prioridade”, completa Menezes.

A expansão da rede também é reconhecida pela população da cidade. Nos últimos 8 meses, foram 11 as estações inauguradas em três linhas: 4-Amarela, 5- Lilás e 15-Prata. Com elas, a malha metroviária da cidade alcançou 89,7 km, com 79 estações distribuídas em seis ramais. Para este ano, outras 9 inaugurações são esperadas, o que elevará o número de paradas para 88 em uma rede de mais de 100 km de extensão.