Núcleo Cunha do PESM realiza a 9ª Exposição do Pinheiro-Brasileiro

Evento homenageia a importância da araucária para o meio ambiente, paisagem, gastronomia, economia e cultura da região

sáb, 01/04/2017 - 14h00 | Do Portal do Governo

Começa no próximo no dia 15 a 9ª edição da Exposição do Pinheiro-Brasileiro. O evento exalta a importância da araucária para o meio ambiente, paisagem, gastronomia, economia e cultura da região. A Exposição acontece no Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha, às 10h.

A Exposição traz detalhes da árvore que é genuinamente brasileira e produz uma comida típica de inverno, o pinhão. Outra curiosidade sobre a árvore é que na natureza ela é plantada em vastas extensões por aves, as gralhas azuis.

O pinheiro-brasileiro também pode viver em média 700 anos. A espécie pode atingir 50 metros de altura e mais de dois metros de diâmetro de tronco. Infelizmente está em estado crítico de extinção.

O pinheiro-brasileiro já foi muito abundante em terras paulistanas e, hoje, sua presença tornou-se quase nula. Uma das versões para o bairro de Pinheiros, da capital paulista, para ser chamado assim, é que havia uma grande ocorrência de pinheiros na região.

A abertura da exposição conta com apresentações culturais, premiação do Concurso de Desenhos e Redação de estudantes de Cunha. No local também terá atividades radicais, como tirolesa, trilhas monitoradas e outras brincadeiras. A Exposição terá fotografias e artesanatos criados com as mais diversas técnicas e vai até o dia 31 de julho.

A entrada é gratuita e aberta ao público.