Núcleo Luz tem inscrições abertas para projeto de dança

Destinado a jovens de 14 a 19 anos de idade, participação é gratuita com bolsa-auxílio de R$ 100, auxílio-transporte e alimentação diária

sex, 18/01/2019 - 12h33 | Do Portal do Governo

Se você já tem experiência em alguma vivência corporal e quer começar a dançar, o Núcleo Luz está com inscrições abertas para o Ciclo I, destinado a jovens de 14 a 19 anos de idade. A participação é gratuita e o projeto oferece bolsa-auxílio de R$ 100 e auxílio-transporte mensais, além de alimentação diária.

Além de ter alguma vivência na prática corporal – seja na área da dança, capoeira, esporte, teatro, circo, entre outros –, o candidato deve morar em São Paulo, ter renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa e disponibilidade para aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Sede do Núcleo Luz, no Bom Retiro.

“Além do aprofundamento na linguagem da dança, no Núcleo Luz o jovem vivencia um conjunto de experiências que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico. Todas as atividades colaboram para despertar a autonomia, a responsabilidade, a construção de vínculos, ampliando sua visão sobre si mesmo, sobre o mundo e suas relações”, explica Chris Belluomini, coordenadora pedagógica e diretora artística do Núcleo Luz.

Os candidatos inscritos serão avaliados com base nos requisitos e aqueles que estiverem de acordo serão convocados para o processo seletivo. Esta etapa é presencial e os jovens farão alguns testes práticos em grupo entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

“Ser aprendiz do Núcleo luz por 3 anos foi a melhor coisa que me aconteceu. Muitos aprendizados na dança e na vida. Foi de extrema importância para me tornar uma pessoa e uma bailarina melhor. Acho que todo jovem deveria passar por esse projeto”, conta Yorrana Soares, aprendiz de 2015 a 2018.

Para Gustavo Teles, aprendiz desde 2016, o Ciclo 1 deu a oportunidade de evoluir como dançarino e como pessoa: “Estando no projeto descobri na prática que as conquistas só se realizam com disciplina, determinação e disposição. Se um jovem procura um lugar para conhecer, estudar e se aprofundar na dança, o Núcleo Luz é o lugar.”

A divulgação da lista de aprovados será dia 8 de fevereiro e o início das aulas dia 11 de março. Confira o edital de abertura e o formulário de inscrição estão aqui.

O Núcleo Luz

Transformar a vida dos jovens por meio da dança e da arte é um dos principais objetivos do Programa. Criado em 2007, o projeto faz parte do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.

“O Núcleo Luz me apresentou uma chance real de seguir carreira na dança. É um privilégio dizer que o Ciclo I foi onde descobri que queria realmente dançar a vida. Quando perguntam da minha trajetória e cito o Núcleo Luz, as pessoas já esperam algo a mais. Sabem que quem passa por lá tende a ter um tempero extra. É o meu porto”, completa Moisés Matos, aprendiz desde 2016.

Destinado a jovens de famílias de baixa de renda, o Núcleo Luz promove iniciação e aperfeiçoamento na linguagem da dança, além de oferecer atividades complementares que ampliam o repertório e a formação dos aprendizes que participam do projeto.