Novo comandante-geral toma posse na Polícia Militar de SP

Com 35 anos de serviços prestados à população paulista, Coronel Nivaldo Restivo era comandante do policiamento de Choque do Estado

sex, 17/03/2017 - 14h06 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar de São Paulo tem um novo comandante. O coronel Nivaldo Cesar Restivo tomou posse em evento solene nesta sexta-feira (17), com a presença do governador Geraldo Alckmin, como comandante-geral da corporação. Ele substitui o coronel Ricardo Gambaroni, que estava à frente da corporação desde janeiro de 2015.

Com longa carreira na Polícia Militar, o novo comandante, de 52 anos, se destaca por sua experiência e disciplina. Desde julho de 2014, Nivaldo estava no comando da tropa de Choque e também à frente do patrulhamento da zona sul da Capital e do Policiamento de Trânsito (CPTran), além de diversas unidades especializadas.

“Hoje é um dia importante. Sai o coronel Gambaroni que fez um grande trabalho e é extremante preparado e assume o comandante Nivaldo Restivo. Um homem de estratégia, um oficial operacional com larga experiência e preparadíssimo para fazer um grande trabalho à frente desta que é a maior e melhor polícia talvez da América Latina”, concluiu o governador.

A cerimônia de passagem de comando aconteceu na Academia do Barro Branco, escola de oficiais que foi a porta de entrada do novo comandante na PM, em 1982. Em fevereiro de 2013, quando chefiava as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), ele foi promovido ao posto de coronel pelo governador Geraldo Alckmin.

Filho e sobrinho de PMs, Nivaldo também já liderou o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Comandos e Operações Especiais (COE). O oficial conta, ainda, com passagens pelo policiamento de parte da região central e pelos 2º e 3º Batalhões de Choque, Corregedoria da PM e Assessoria da Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública.

Ao longo da carreira, foi agraciado com Láurea de Mérito Pessoal (1º grau) e condecorado com 42 medalhas. Formou-se em policiamento de eventos, instrutor de tiro e segurança de autoridades.

Novo subcomandante
Como subcomandante da PM, no lugar do coronel Francisco Alberto Aires Mesquita, fica o coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, 51, que ingressou na corporação em fevereiro de 1982. O oficial era até então responsável pelo Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), cargo que ocupava desde 2014.

Ao longo de sua trajetória, também esteve à frente do 40º Batalhão Metropolitano (BPM/M), em São Bernardo do Campo, e do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6 (CPA/M-6), responsável por todo o Grande ABC. O coronel possui 48 condecorações, entre elas a Láurea do Mérito Pessoal em 1º grau e 47 medalhas.