Novembro Azul: cartilha dá dicas para prevenir o câncer de próstata

Disponível na Internet, material do Icesp apresenta dados da doença, sintomas, possíveis causas, cuidados, diagnóstico e tratamento

seg, 06/11/2017 - 11h01 | Do Portal do Governo

O câncer de próstata é curável e as chances aumentam quanto mais cedo for feito o diagnóstico. Essas e outras recomendações estão na cartilha produzida pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), que está à disposição na Internet para orientar os homens sobre os cuidados de prevenção.

De acordo com a instituição, o câncer de próstata se desenvolve principalmente com a idade e a incidência do tumor é mais comum em homens com mais de 50 anos. Os casos podem ser diagnosticados por exames, dos quais o principal é o exame de toque retal, mas também por exame sobre a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo).

Saiba tudo sobre a doença, o seu desenvolvimento, possíveis causas, diagnóstico e tratamento. Acesse aqui a cartilha. O material foi produzido pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Educação.