Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Portal do Governo de São Paulo traz especial sobre o tema e destaca a importância das ações preventivas para detectar e combater a doença

qua, 08/11/2017 - 10h09 | Do Portal do Governo
Download Alexandre Carvalho/A2img
Juan Moreno Serrano e a filha Andréia Moreno Nunes, no AME Barradas: descoberta precoce de um câncer de próstata ajudou no combate à doença

O mês de novembro é marcado pelas ações do Novembro Azul, movimento mundial em prol da prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por esse motivo, o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente.

No entanto, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença por puro preconceito. É justamente para combater esse tabu que foi criado o Novembro Azul, uma forma de ampliar o debate que antes ficava mais concentrado no dia 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate do Câncer de Próstata.

O movimento que teve origem na Austrália, em 2003, estendeu as programações para todo o mês de novembro e ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil. O exame de toque retal não afeta a masculinidade e demonstra o cuidado do homem com a prevenção de sua saúde e integridade.

As visitas médicas devem ocorrer anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Se tratado no início, o tumor de câncer na próstata tem amplas possibilidades de cura, o que não acontece em relação aos diagnósticos tardios. Se o tumor se expandir para além da próstata, poderá inclusive atingir outros órgãos.

Uma cartilha produzida pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) está à disposição na Internet para orientar os homens sobre os cuidados de prevenção. O câncer de próstata se desenvolve principalmente com a idade e a incidência do tumor é mais comum em homens com mais de 50 anos.

Os casos podem ser diagnosticados por exames, sendo o principal o exame de toque retal, mas também por exame sobre a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo).

Clique aqui para conferir as matérias e artigos sobre o tema no especial Novembro Azul do Portal do Governo de São Paulo.