Nono FalaTec aborda o fascinante mundo da inteligência artificial

Podcast sobre tecnologia e atualidades do Centro Paula Souza abrange o que é machine learning e o que esperar da área no futuro

ter, 04/12/2018 - 13h19 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (4) vai ao ar o nono episódio do FalaTec, podcast do Centro Paula Souza dedicado a discutir atualidades, inovação e tecnologia.

O apresentador Leonardo Tote recebe Celso Gallão, professor da Fatec São Caetano do Sul, para falar sobre inteligência artificial, machine learning e o que se pode esperar da área no futuro, além do atual cenário do mercado de trabalho para profissionais do setor.

“Antes, ela era tema de filmes de ficção científica. Agora, a inteligência artificial se tornou parte do nosso cotidiano. Assistentes pessoais virtuais, serviços financeiros e até a área de saúde utilizam essa tecnologia, que cresce cada vez mais em diversos setores e promete facilitar nossas vidas”, diz o apresentador Leonardo Tote.

O conceito muitas vezes é definido como computadores que simulam a capacidade de raciocínio do ser humano. Para o professor Gallão, no entanto, o tema é tão abrangente que não é possível determinar uma só definição para inteligência artificial.

“É um conjunto de ações que visa sim simular o comportamento  humano. São softwares que controlam máquinas que têm essa capacidade de tomar decisões, e também de ter um comportamento racional”, explica Gallão.

O podcast já está disponível para streaming e download na internet e também no Spotify. As oito primeiras edições trataram de cursos técnicos, do descarte de plástico no meio ambiente, do mercado de games no Brasil, da gourmetização de alimentos, de mobilidade urbana, do blockchain, de respeito à diversidade e de empreendedorismo respectivamente, e também podem ser ouvidas nessas plataformas.

FalaTec

A série de dez podcasts traz conversas com especialistas que atuam como docentes ou coordenadores, à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papo descontraído e cheio de informação.

A retransmissão dos podcasts, seja na versão completa ou na reduzida, com um minuto de duração, é liberada para os veículos de comunicação, com o devido crédito.