Nessas férias, confira os documentos antes de viajar

Carteira de identidade (RG) deve estar atualizada e não ter mais de dez anos da data de expedição; confira mais orientações

qui, 11/07/2019 - 18h43 | Do Portal do Governo

Com a chegada do mês de julho, muita gente está aproveitando as férias escolares para viajar. Porém, antes de embarcar ou pegar estrada, é importante verificar se todos os documentos pessoais e os da sua família estão em ordem.

Para quem vai conhecer outros estados brasileiros, é necessário estar com o RG em mãos para seguir viagem. Os documentos devem ser recentes, ou seja, é preciso que a foto retrate seu rosto atual. Por isso, se você é adulto e seus documentos são de quando você era criança ou adolescente, é preciso atualizar.

Para emitir o documento, basta ir a uma unidade do Poupatempo. É possível agendar o atendimento pelo celular, por meio do aplicativo SP Serviços, ou pelo site do Poupatempo, com a ajuda do atendente virtual, o Poupinha.

O prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade é de até cinco dias úteis. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo -, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

Já para quem pretende visitar algum país do Mercosul, os brasileiros podem entrar apenas com a Carteira de Identidade. Mas, para isso, a data de emissão não pode ser superior a dez anos.

Há empresas aéreas que já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.