Vacine-se contra febre amarela

Agora

qua, 03/02/2010 - 7h48 | Do Portal do Governo

Os turistas que pretendem aproveitar o Carnaval no interior de São Paulo ou em Estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país precisam se vacinar contra a febre amarela. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é para que as doses sejam tomadas com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.

A indicação é válida para quem tem como destino cidades de São Paulo como Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, além de Estados como Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Tocantins e outros das regiões Norte e Centro-Oeste.

As doses das vacinas são aplicadas nos terminais rodoviários e nas unidades de saúde da Capital. A lista completa com os endereços pode ser vista no site do Centro de Vigilância Epidemiológica.

Dor de cabeça e febre são alguns dos efeitos colaterais que podem aparecer no terceiro ou quarto dia após a aplicação da dose.

Bahia

Quem for passar o Carnaval na Bahia também precisa se vacinar contra a meningite meningocócica, segundo recomendação de especialistas. No passado, a capital da Bahia, Salvador, registrou 26 mortes causadas pela doença, um aumento de 53% em relação a 2008.