USP Leste vai atender crianças da região

Jornal da Tarde - Sábado, 19 de março de 2005

sáb, 19/03/2005 - 14h31 | Do Portal do Governo

O reitor Adolpho José Melfi anunciou ontem que, com apoio da iniciativa privada, elas poderão receber reforço escolar e participar de atividades esportivas e culturais e artísticas no novo campus

Daniel Gonzales

Até o fim deste ano, crianças de 9 a 14 anos também poderão ‘estudar’ no campus da USP Leste, na Capital. O reitor da universidade, Adolpho José Melfi, anunciou ontem que, com apoio da iniciativa privada, pretende colocar em funcionamento um projeto de extensão para as crianças de Ermelino Matarazzo e vizinhanças, onde fica o campus.

Segundo Melfi, ‘as crianças terão reforço escolar e participarão de atividades culturais, artísticas e esportivas’. ‘O setor esportivo e o anfiteatro serão de uso comum da universidade e da comunidade’, afirmou, em entrevista à Rádio USP. A data de início das atividades dependerá de parcerias com patrocinadores.

Segundo a USP, o programa a ser adotado em São Paulo funcionará nos moldes do projeto ‘Pequeno Cidadão’, que existe nos campi da USP no interior desde 1997. Nas unidades de Piracicaba e São Carlos, o projeto atende 220 crianças com aulas, instruções sobre higiene e saúde, biblioteca e acompanhamento psicológico, entre outras atividades.

O reitor informou que a população vizinha da USP Leste, onde estudam 1.064 alunos, em 12 cursos, já é atendida por programas comunitários, que começaram antes da inauguração da unidade. Professores também podem fazer cursos de extensão e especialização.

Desde abril de 2004, a USP mantém o Núcleo de Apoio Social, Cultura e Educacional (Nasce), que conta com salas para cursos de aperfeiçoamento e extensão, um balcão de atendimento do Sebrae para pequenos empreendedores e uma sala com 15 computadores, que podem ser usados pela população. Há cursos de inclusão digital, com aulas duas vezes por semana, e inscrições gratuitas.

O endereço para informações e inscrições é Rua Professor Antônio de Castro Lopes, 1.309, Ermelino Matarazzo. Mais informações no site www.uspleste.usp.br.