Universidades públicas paulistas terão mais 2,5 mil vagas em 2009

Jornal Destak - Segunda-feira, 13 de outubro de 2008

seg, 13/10/2008 - 8h33 | Do Portal do Governo

Jornal Destak

O número de vagas em universidades públicas no Estado cresceu 10,5% em um ano. Nos vestibulares para o ano letivo de 2009, USP, Unesp, Unicamp, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFScar (Universidade Federal de São Carlos) e UFABC (Universidade Federal do ABC) oferecem 26.130 cadeiras na graduação. No processo seletivo anterior, foram 23.644.

A UFSCar, com campi em São Carlos, Sorocaba e Araras, foi a que mais ampliou o número de cadeiras: de 1.565 para 2.577, salto de 54%.

Para o ano que vem, 21 turmas foram criadas. O crescimento foi impulsionado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O mesmo programa contribui para a expansão da Unifesp. No ano que vem, a universidade inaugura seis novos cursos: serviço social (campus de Santos), ciências químicas e farmacêuticas, letras e história da arte (em Diadema) e matemática computacional (em São José dos Campos).

Com 480 novas vagas, que serão abertas com o novo campus de Limeira, a Unicamp é a entidade que mais abriu postos entre as estaduais. O número de cadeiras aumentou 17% do último vestibular para o deste ano. Foi de 2.830 para 3.310.

A USP abriu 255 vagas novas para o ano que vem. Entre elas, estão 60 para engenharia de biossistemas em Pirassununga. O curso formará profissionais especializados em projetar sistemas sustentáveis. Segundo a universidade, é a primeira graduação do gênero na América Latina.l

Ensino virtual deve atender mais 6,6 mil

Anunciada na semana passada pelo governo paulista, a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) oferecerá, a partir de 2009, 6,6 mil vagas de ensino superior público a distância. Inicialmente, serão ministrados os cursos de pedagogia (5 mil vagas), biologia (700) e ciências (900). Física e química vêm depois.

Professores da USP, Unicamp e Unesp serão responsáveis pelo conteúdo. Alunos também assistirão a aulas presenciais, mas a maior parte do aprendizado será on-line.

“Com a Univesp, o ensino superior ficará menos restrito a cidades onde há campi universitários”, diz o coordenador de programa da instituição, Waldomiro Loyolla.

O vestibular está previsto para o início de 2009.