Unicamp altera regras do vestibular

Estado de S.Paulo - Terça-feira, 29 de maio de 2007

ter, 29/05/2007 - 11h17 | Do Portal do Governo

Estado de S.Paulo

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou ontem mudanças nas provas do vestibular deste ano. As provas terão o mesmo número de questões em cada disciplina (12), mas a universidade optou por fixar em dois o número de itens por questão, com valor que vai variar de zero a dois pontos.

Segundo informou o coordenador da Comvest, Leandro Tessler, o objetivo é tornar a prova menos cansativa e, conseqüentemente, facilitar a correção. Não que isso signifique provas mais fáceis, ressaltou. No último vestibular, a quantidade de itens por questão não era fixa e podia chegar a até 36, como no caso da prova de geografia do ano passado. Agora, o número máximo de itens para responder será de 24 tópicos (nas duas fases do exame).

“A prova passa a valer 48 em lugar de 60 pontos. A avaliação continuará no mesmo nível, só que a prova vai ficar mais tranqüila para o candidato e simples para quem corrige”, afirmou Tessler. “Não é mais fácil, é menos cansativa. Além disso, o aluno fica sabendo quanto vale cada item, fica mais transparente o processo.” Assim, os candidatos farão uma redação e responderão a 12 questões gerais na primeira fase – que passará a valer 96 e não mais 120 pontos. Na segunda etapa, haverá oito provas, cada uma com outras 12 questões.

NOTA DO ENEM

A Comvest também mudou os critérios para aceitação da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Antes, a Unicamp não exigia nota em redação. A partir deste ano, a Comvest passa a exigir que o aluno não tenha zerado na redação no Enem.