Uma aula dada dentro do Rio Tietê

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 30 de junho de 2006

sex, 30/06/2006 - 10h46 | Do Portal do Governo

Adolescentes da Escola Estadual Breno Rossi fazem passeio de barco

Solange Spigliatti, SÃO MATEUS

Jovens da Escola Estadual Breno Rossi, no Parque Boa Esperança, na região do Iguatemi, em São Mateus, viram o mais importante dos rios paulistanos de uma outra ótica. Eles participaram, este mês, de um passeio gratuito pelo Tietê, em um convênio do Instituto Ecoar, ONG ambiental, com o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp).

Segundo a diretora da escola, Maria Tereza Afonso de Lima, que também participou do passeio, a atividade resultou em um ótimo aprendizado. “Muitos comentaram que não tinham idéia de como o Tietê era sujo. Precisamos educar as crianças para não prejudicarem a natureza.”

De acordo com educadora ambiental do projeto, Débora Teixeira, a proposta valoriza os aspectos do ambiente natural, ressaltando a relevância do rio Tietê para a cidade de São Paulo, sobretudo com a perspectiva de navegação turística. “Dessa forma, pretendemos promover a cidadania, a fim de contribuir para a construção de sociedades sustentáveis”, explica.

O programa Conhecendo o Mais Paulista dos Rios teve início em abril e já atendeu aproximadamente 2 mil pessoas. Durante todo o mês de junho, foram agendados outros 24 grupos, com as vagas todas esgotadas. Outras 11 mil pessoas estão inscritas e aguardam novos investidores no projeto, uma vez que o instituto é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos. “Precisamos do apoio da iniciativa privada para ter continuidade”, revela Débora. “Buscamos agora parceiros que apóiem essa iniciativa, para atender às escolas.”

O passeio tem duas horas de duração e ocorre todas as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8h30, saindo do Cebolão e seguindo até a Ponte do Piqueri. Durante o percurso são realizadas palestras e atividades de educação ambiental. O barco usado no passeio, que comporta 70 pessoas, tem três andares. Os visitantes, em sua maioria alunos da rede pública e idosos, participam no local de brincadeiras e gincanas.