Último dia de inscrição para mamografia

Agora São Paulo - Terça-feira, 15 de maio de 2007

ter, 15/05/2007 - 12h01 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

As inscrições para o mutirão de mamografia da Secretaria de Estado da Saúde terminam hoje. As interessadas em fazer o exame devem ligar, das 8h às 17h, e agendar um horário na unidade de saúde mais próxima de sua casa (veja quadro ao lado). “Se o local mais perto não tiver mais vaga, as interessadas serão encaminhadas para outro lugar na mesma região em que moram”, afirma Ricardo Tardelli, diretor estadual de saúde da secretaria. No momento da inscrição, será informado o endereço de atendimento.

Para participar é preciso apresentar o encaminhamento médico da rede pública ou particular. Segundo Tardelli, o atendimento à população acontece neste sábado e nos próximos 15 dias, de acordo com a procura. “A nossa expectativa é diminuir a fila de espera para o exame. Pretendemos fazer 100 mil mamografias nesta quarta edição de mutirão.” A região de Presidente Prudente (565 km a oeste da capital) é a com maior procura pelo teste.

O resultado do exame deve ser retirado na mesma unidade em que foi feito. O tempo de espera é de cerca de uma semana, podendo variar conforme a demanda. “Caso o radiologista, ao fazer o laudo sobre o teste, perceba uma suspeita de câncer, será anexado à mamografia um encaminhamento com a relação de hospitais que a paciente pode procurar para ter o atendimento urgente.”

O Inca (Instituto Nacional deCâncer), órgão do Ministério da Saúde, aponta, como uma das formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama, a mamografia, pois a radiografia da mama é capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas. O exame é feito no mamógrafo. A mama é comprimida para fornecer melhores imagens. O desconforto provocado é discreto e suportável.

Segundo dados do Inca, o câncer de mama é o tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil. Só no Estado de São Paulo, no último ano, mais de 15 mil pacientes tiveram diagnóstico do problema.