Theatro São Pedro ganhará orquestra com foco operístico

Folha de S. Paulo

qua, 24/03/2010 - 8h40 | Do Portal do Governo

Com início em junho, programação terá “A Viúva Alegre” e atração nacional

A Secretaria da Cultura do Estado abriu inscrições para a contratação de uma orquestra permanente para o Theatro São Pedro, voltada sobretudo à interpretação de óperas. A programação de 2010 será anunciada dentro de cinco dias.

Entre as montagens estarão “Rigoletto”, de Verdi, “Don Pasquale”, de Donizetti, “Norma”, de Bellini, e “A Viúva Alegre”, de Franz Lehar.

A orquestra, com 55 músicos -o fosso do teatro não comporta conjuntos maiores- terá na direção artística Roberto Duarte e, como regente principal, Emiliano Patarra.

O São Pedro é gerido por uma organização social financiada pelo governo paulista, a Apaa (Associação Paulista dos Amigos das Artes), que se associava a produtores para a montagem de espetáculos.

Havia boas surpresas, como o “Porgy and Bess”, de Gershwin, em 2008. Mas também experiências problemáticas, como uma “Ópera dos Três Vinténs”, em 2006.

André Sturm, coordenador da área na secretaria da Cultura, disse à Folha que a orquestra terá em 2010 um orçamento de R$ 3 milhões. Sua primeira ópera será montada em junho. Serão ao todo quatro, uma delas de autor brasileiro. A orquestra também sairá do fosso e subirá ao palco para concertos sinfônicos.

Os músicos serão contratados por meio de audições de 10 a 17 de maio, para os naipes de violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetas, trompas, trompetes e trombones, mais um músico para tuba e outros para tímpano, harpa e percussão.