SP quer formar 100 mil técnicos de enfermagem

O Estado de S. Paulo

ter, 14/07/2009 - 8h16 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 mil auxiliares de enfermagem poderão obter o título de técnicos de enfermagem em São Paulo nos próximos três anos. O governo estadual financiará cursos gratuitos de 690 horas – duração prevista de 10 a 12 meses – em várias cidades do interior e da região metropolitana da capital. O programa – denominado TecSaúde – atenderá profissionais das redes pública e privada.

Os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. Cerca de 186 mil pessoas no Estado preenchem o pré-requisito. O diploma do ensino médio não é necessário, mas quem cursou apenas o ensino fundamental deverá se matricular também em uma classe para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação técnica só começa após a conclusão do EJA. “Os recursos humanos são o investimento mais importante na área de saúde”, aponta o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

As inscrições serão feitas no site da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap, www.fundap.sp.gov.br) até 25 de agosto. Não haverá processo seletivo.

Os cursos serão ministrados em escolas públicas e privadas que já formaram pelo menos três turmas de técnicos de enfermagem nos últimos cinco anos. Cerca de 300 instituições participarão do programa e receberão R$ 158 mil pela formação de cada turma de 36 alunos. As escolas interessadas devem se inscrever no site da Fundap.

O programa envolve as secretarias de Gestão Pública, de Desenvolvimento, da Saúde e da Educação. Contará com investimentos de R$ 440 milhões.