Software formula ração na fazenda, conforme o gado

O Estado de São Paulo - Quarta-feira, dia 21 de junho de 2006

qua, 21/06/2006 - 11h11 | Do Portal do Governo

Cálculo é baseado no tipo de animal e na disponibilidade de alimentos

Um software que permite calcular, na hora, a dieta mais adequada e econômica para o gado, conforme o tipo de animal, a raça, o sexo e os preços dos ingredientes na região, como milho, sorgo e farelo protéico, já está em uso no campo desde 1999. Agora, a equipe que desenvolveu o programa, do professor Dante Pazanezze Lanna, do Laboratório de Nutrição e Crescimento Animal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), promete para julho a versão 3.1, que virá também em inglês e espanhol, além do português.

“O software, batizado de RLM (ração de lucro máximo), é uma ferramenta que estima as exigências nutricionais, o ganho de peso e a conversão alimentar e formula, automaticamente, concentrados, proteinados, sal mineral e a ração”, explica o pesquisador da Esalq.

“É um importante instrumento para chegar à dieta mais econômica, seja de alta proporção de volumoso e pouco grão, ou o inverso.” O RLM tem a vantagem, ainda segundo Lanna, de ser tropicalizado, pois inclui uma verdadeira biblioteca de alimentos para bovinos comumente encontrados no Brasil.

NELORE E ANELORADO

“Ele calcula as exigências nutricionais principalmente do nelore e do anelorado, que foram objeto de muitas pesquisas na Esalq”, diz. “A grande evolução do sistema é que, numa mesma operação, ele indica a combinação de alimentos que maximizará o potencial do animal que está sendo produzido na propriedade”, observa, e acrescenta: “É uma ferramenta construída sobretudo para as condições do Brasil Central.”

A equipe de Lanna continua realizando pesquisas com bovinos em confinamento e pastejo, com o objetivo de obter dados experimentais que permitam aprimorar mais ainda o software, que já é amplamente usado por várias empresas fabricantes de ração do Brasil.

NO LAPTOP

Todas as grandes fábricas compraram várias cópias para os seus representantes técnicos. “Na propriedade, eles abrem o laptop e tentam resolver o problema nutricional com base no programa da Esalq.”O programa vem sendo desenvolvido desde 1986, em parceria com o Instituto de Zootecnia de Nova Odessa (SP), com o começo dos experimentos de avaliação das exigências nutricionais de bovinos de corte. Em 1989, um convênio entre a Esalq e a Cornell University deu início a um trabalho com o objetivo de traduzir os resultados da pesquisa em um sistema de recomendações de nutrição de bovinos. Em 1999, o software foi validado com dados de pesquisa nacionais e a versão revisada (RLM 2.0) foi posta à disposição de produtores, extensionistas e consultores.