Servidores da Educação recebem bônus

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

qui, 10/02/2005 - 8h44 | Do Portal do Governo

O governo estadual deposita hoje o bônus relativo ao desempenho dos servidores da Educação em 2004. Dessa forma, 193.239 professores do ensino médio e fundamental – além de 39.111 diretores, coordenadores e demais funcionários da Secretaria de Educação – receberão mais de R$ 760 milhões.

O sindicato dos professores – Apeoesp -, entretanto, recebeu com reservas o anúncio do pagamento. Para a entidade, mais importante do que o bônus são os reajustes salariais. A entidade critica ainda o fato do pagamento a ser realizado hoje não contempla os servidores aposentados. A Apeoesp critica ainda a falta de transparência para definir os critérios da gratificação.

O governo não concorda com essa afirmação e lembra que a Secretaria da Educação está, inclusive, aprimorando as regras usadas para definir o bônus. De acordo com a entidade, em 2000 – para os docentes – era considerada apenas a freqüência individual em sala de aula. Desde 2002, entretanto, outros critérios foram incorporados. Entre eles, os projetos desenvolvidos nas escolas, o índice de abandono escolar e ações que envolvem toda a comunidade onde está a escola. Além disso, o governo diz que realizou, em novembro do ano passado, uma consulta sobre os critérios do bônus.

O valor da gratificação oscila conforme o desempenho de cada funcionário da Secretaria no decorrer do ano. Entretanto, há professores e diretores que receberão o teto do benefício: R$ 9.850. Para o governo, isso também deve ser motivo de comemoração, afinal, muitas empresas privadas não pagam isso a seus funcionários.

O governo criou a gratificação, quatro anos atrás, para estimular a freqüência dos professores. No ano de 2000, por exemplo, a média de faltas era de 18,4% – entre ausências justificadas ou não. Em 2004, esse porcentual recuou para 10,4%.