Jornal da Tarde
As campanhas de propaganda oficial do governo do Estado de São Paulo – como a que conscientiza as mulheres para o exame de mamografia – poderão, a partir de agora, serem produzidas e assinadas por jovens profissionais das áreas do cinema, TV e das chamadas ‘novas mídias’ (internet e celular, por exemplo).
Foi essa a proposta do governador José Serra, apresentada anteontem durante o evento que marcou a parceria entre o Instituto Criar (que agora foi rebatizado como Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias) e o portal Terra.
A ONG forma, todos os anos, cerca de 150 jovens de baixa renda em 10 profissões técnicas dos bastidores da TV e do cinema. A parceria com o Terra inaugura mais uma oportunidade de formação para os alunos: a produção de diversos formatos de vídeos para internet e celular.
‘A qualidade e a criatividade dos trabalhos apresentados pelos alunos do instituto mostram que bons exemplos precisam ser multiplicados’, avaliou Serra.
Outras novidades
Além da nova Oficina, o Instituto Criar estréia seu canal no Terra TV. A programação oferece videoclipes, curtas-metragens e documentários produzidos pelos alunos, além de trechos de bate-papo com convidados da área.
Outra novidade é a criação de um núcleo de estudos sobre linguagem audiovisual para a internet, composto por ex-alunos do Criar. Os vídeos produzidos pelo núcleo podem ser assistidos também pela internet.
Paulo Castro, diretor-geral do Terra, lembrou que o mercado de conteúdo multimídia está em ‘plena expansão’ e que, como todo novo segmento, ‘ainda é carente de profissionais especializados’. ‘A internet é uma excelente ferramenta de inclusão social. Precisamos difundir não só o consumo, mas também popularizar a produção.’