Semana de check-up grátis para homens

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 6 de agosto de 2007

seg, 06/08/2007 - 13h44 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde promove um mutirão para prevenção de câncer de próstata e doenças cardiovasculares nos homens com mais de 40 anos na semana que antecede o Dia dos Pais. Os exames podem ser feitos de hoje até sexta-feira, das 8h às 17h, no Hospital Ipiranga, na Zona Sul da Capital, sem necessidade de agendamento prévio.

A semana foi planejada para auxiliar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de males como câncer de próstata, varizes, aneurisma de aorta, diabetes, hipertensão e dislipidemia (aumento anormal da taxa de gordura no sangue).

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata , a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças são especialmente importantes para os homens, que querem levar uma vida saudável nessa faixa etária. ‘O mutirão vai auxiliar a detectar problemas de saúde que, se não tratados, podem trazer sérias complicações. ‘

Para participar do mutirão e fazer seu check-up é preciso ser homem e ter mais de 40 anos de idade. O procedimento é simples: depois de chegar ao hospital, o paciente preenche a ficha de atendimento e em seguida são realizados testes rápidos de nível de colesterol, triglicérides e glicemia.

Também há coleta de sangue para exame de PSA (antígeno prostático específico, proteína produzida pela próstata), que fica pronto em cerca de duas horas.

Depois, os participantes passam por consulta para medir a pressão arterial, avaliar o resultado dos exames feitos e receber orientações sobre a importância de ter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente.

Ainda na bateria de exames, está previsto verificar a existência de varizes nas pernas e a realização do exame de ecodoppler, para medir a circunferência da artéria aorta. No final, profissionais de urologia avaliam o resultado do PSA e, se necessário, realizam o exame de toque ou ultra-som de próstata.

Caso seja detectado um problema grave, o paciente é encaminhado para acompanhamento médico especializado e até cirurgia. São 50 médicos, além de enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos envolvidos no projeto.