Secretário pede saída pacífica de alunos

Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 25 de maio de 2007

sex, 25/05/2007 - 15h30 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

O secretário de Estado da Justiça, Luiz Antonio Guimarães Marrey, recebeu um grupo de cerca de 30 alunos da USP por pouco mais de duas horas ontem à noite. A reunião, solicitada pelo Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), foi a primeira entre alunos e governo desde a invasão da reitoria.

O governo, segundo disse Marrey, continua “pedindo” que os invasores deixem a reitoria da USP de forma pacífica, sem confrontos com a polícia.

Os estudantes insistiram no cancelamento dos decretos do governador José Serra (PSDB) e pediram garantias de que não serão punidos pela USP devido à invasão ou eventual depredação do patrimônio.

Antes de aceitar a reunião, pedida por volta de 13h de ontem, Marrey falou com Serra, que deu aval para o encontro. O secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, não participou do encontro.

Marrey abriu espaço para os alunos falarem, mas disse que não poderia interferir em punições da USP. Disse que os decretos não serão revistos, mas podem ser “”aperfeiçoados”.

Ao final, ficou acertado novo encontro na próxima segunda-feira. Apesar da nova reunião, Marrey insistiu que o governo não pode interceder para adiar a reintegração de posse até pelo menos a segunda-feira.

Um dos representantes dos alunos, Douglas Anfra, disse que os estudantes farão assembléia para expor o resultado da reunião com Marrey. “”Estamos apenas persistindo no local. Temos medo de nossa integridade física dada a possibilidade da reintegração”, disse.

Boato

O boato de que a PM cumpriria na manhã de ontem a ordem de reintegração de posse deixou em alerta os alunos que invadiram o local há 22 dias.

Os alunos passaram a madrugada na frente da reitoria, em vigília. Colchões, travesseiros e outros objetos foram retirados do prédio e levados para a moradia estudantil.

Panfletos com mensagens sobre como se proteger numa eventual ação da polícia foram lidos e distribuídos.