Secretaria estuda adiar volta às aulas em agosto

Jornal da Tarde

qui, 23/07/2009 - 8h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde estuda adiar o reinício das aulas por uma semana ou 15 dias para evitar novos casos de gripe suína. O órgão não especificou se a medida englobaria as redes pública e privada. A medida será discutida na semana que vem com o Ministério da Saúde. Enquanto isso, a orientação da pasta é que alunos das redes estadual, municipal e particular não voltem às aulas em agosto caso estejam gripados. 

Na rede estadual, que retoma as atividades na primeira semana de agosto, alunos, professores e funcionários que demonstrarem sinais da gripe serão mandados para casa. A orientação foi passada pela Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado aos 210 mil profissionais da rede em videoconferência no dia 8. “Se isso acontecer, ligaremos para os pais e mandaremos o aluno para casa”, diz a técnica Eleuza Guazzelli, do Centro de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação. As 5,3 mil escolas do Estado receberão cartazes com informações sobre a doença. Se houver caso suspeito, o CVE será avisado para que o aluno seja monitorado.

O monitoramento das escolas particulares em relação à nova gripe será feito com medidas preventivas. O Colégio Sion, em Higienópolis, na zona oeste, por exemplo, fechou parceria com o Hospital Samaritano para distribuir aos 1.100 alunos da unidade folders com dicas de prevenção e cuidados para não contrair a doença, além de realizar palestras.

Já no colégio Passo Seguro, na Mooca, zona leste, os pais foram orientados a levar as canecas de seus filhos para a escola. As professoras também limpam as mãos com álcool em gel antes de pegar os pequenos no colo. Já os alunos do ensino fundamental e médio terão à disposição o produto para higienização. “Também pedimos aos pais que não tragam os alunos que estão doentes ou com sintomas da doença”, afirma a diretora Ana Claudia Liborio.

As medidas 

AMAS
As 115 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) da capital ficarão abertas aos domingos a partir desta semana, das 7h às 19h

Escolas
Alunos gripados ou com sintomas da doença não devem retornar às aulas em agosto

Condomínios
Síndicos receberam informações por meio de circular do Sindicato da Habitação e devem repassá-las aos moradores. Entre as recomendações está a de, se algum condômino do prédio ficar doente, evitar sair de casa

Igrejas
Abraço e aperto de mãos devem ser evitados nas celebrações