Saúde convoca paulistas a doar no inverno

Voz da Terra/Assis

qua, 08/07/2009 - 8h31 | Do Portal do Governo

Queda das doações chega a 30% no período; alguns bancos de sangue funcionam nos finais de semana e até nos feriados

A secretaria de Estado da Saúde dá início hoje à Campanha de Doação de Sangue no Inverno para todo o Estado de São Paulo. O objetivo da campanha é aumentar o estoque de sangue no Estado durante os meses mais frios, quando as doações caem, em média, 30%. Isso porque, com o frio as pessoas tendem a ficar menos dispostas a sair de casa e, muitas vezes, menos motivadas para doar. Em Assis, as doações podem ser feitas no Banco de Sangue do Hospital Regional.

Entre as ações programadas para esta campanha está um jogo de futebol entre artistas, jogadores de futebol e ex-jogadores no ginásio do Pacaembu. O evento acontece no próximo dia 27, a partir das 19h. No local, além de assistir à partida será possível fazer a doação de sangue.

É importante que a população seja sensibilizada sobre a importância da doação regular, que é um procedimento completamente seguro e pode ajudar a salvar vidas” afirma Osvaldo Donnini, coordenador da Hemorrede.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br. O horário de funcionamento depende de cada unidade.