São Pedro terá Etec Paula Souza

A Tribuna/ Piracicaba - São Pedro - Rio das Pedras

seg, 27/07/2009 - 11h07 | Do Portal do Governo

O prefeito Eduardo Modesto esteve presente na última quarta-feira, 22, à sessão extraordinária da Câmara Municipal, quando foi apreciado, votado e aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 51, que autoriza o Executivo a firmar convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O convênio dará oportunidade aos alunos do município de se especializarem nos diversos cursos oferecidos pelo Centro.

Em sua exposição, o prefeito agradeceu o esforço dos vereadores em atender à convocação em pleno recesso para a apreciação e votação do Projeto de Lei. E ressaltou as vantagens que a comunidade terá com a chegada do Centro Paula Souza. “O convênio traz a São Pedro, cursos de primeiríssima linha e da mais alta qualidade. É uma grande conquista para a comunidade são-pedrense. Teremos na cidade uma unidade do Centro e não apenas uma instituição de classe estendida. A vinda da Etec recoloca São Pedro como referência regional em formação profissional. A vitória não é minha, é da comunidade, mas tem a mão forte desta Casa de Leis”, disse Eduardo Modesto.
Luiz Azzini agradeceu ao prefeito em nome da Câmara Municipal por mais esta conquista. “Quero parabenizá-lo pela vinda do Centro Paula Souza que vai trazer grandes benefícios à população são-pedrense. Os nossos parabéns e o nosso muito obrigado”, afirmou Azzini.

Questionado pelo vereador Elias Candeias se será a prefeitura que fará a cessão de terreno para a instalação da unidade de ensino no município, o prefeito respondeu afirmativamente, realçando que este é um compromisso que assumiu junto à direção do Centro Paula Souza. O vereador Thiago Silva quis saber do prefeito qual o destino do Cotem – Colégio Técnico Municipal. Modesto explicou que, embora o colégio possua bons profissionais, já não atinge os objetivos. Justificou o prefeito que há mais de 10 anos o Cotem trabalha com os mesmos cursos e é necessário mudar, atualizando os estudos nas diversas áreas de ensino. Quanto aos professores, alguns serão aproveitados pelo Centro Paula Souza e outros na área municipal de ensino.

Modesto fez questão de agradecer o empenho do ex-governador e atual Secretário Estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para que São Pedro pudesse contar com a unidade do Centro Paula Souza. Aproveitou também a oportunidade para informar ao presidente Luiz Azzini que, até a próxima terça-feira, estará reincaminhando à Câmara para discussão e votação o novo Estatuto do Magistério.

HISTÓRIA
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) é uma autarquia do governo do estado de São Paulo que administra as 158 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e as 47 Faculdades de Tecnologia (FATECs) do mesmo estado. A denominação “Centro Paula Souza” aconteceu em 1971 para homenagear Francisco de Paula Souza, fundador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 

O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969, mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação da instituição aconteceram em 1963, quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista. 

A idéia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do estado de São Paulo, em 1967. Em outubro de 1969, o governador Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior.

O Centro Paula Souza administra 162 Escolas Técnicas (Etecs) e 48 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 134 cidades do Estado de São Paulo. Mais de 170 mil alunos estão matriculados nas suas unidades de ensino. As ETECs atendem 142 mil estudantes, aproximadamente, 39 mil apenas no ensino médio. No Ensino Técnico para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 83 habilitações, o número de alunos matriculados ultrapassa 100 mil. Nas Fatecs, mais de 18 mil alunos estão distribuídos em 31 cursos superiores de graduação.