São Paulo deve sediar jogos da Copa de 2014

SP TV - 1ª Edição - Terça-feira, 30 de outubro de 2007

qua, 31/10/2007 - 16h17 | Do Portal do Governo

SP TV – 1ª Edição

Uma copa do mundo no Brasil é importante não só por causa da paixão do brasileiro pelo futebol, mas também por causa dos investimentos que devem ser feitos.

Estes investimentos ficam depois para toda a população.

São Paulo deve ser palco de vários jogos importantes e a festa de abertura pode ser realizada no Estádio do Morumbi.

Além de mexer com a emoção dos brasileiros, a copa de 2014 deve movimentar o mundo dos negócios na capital.

Sol quente, fila longa. Um sacrifício do torcedor são-paulino para fazer parte de uma noite que promete ser inesquecível.

“Isso aqui é um prazer, totalmente. Já ganhou contra o lanterna, você acha que a gente vai perder?”, questiona Cleber Ferreira, segurança.

“Tem que ter goleada do São Paulo, gol do Rogério, Dagoberto e Aloísio, no mínimo”, diz Humberto Luís, estudante.

O mesmo Morumbi que vai ser palco de uma decisão amanhã também deve sediar jogos importantes da copa do mundo. Em 2014 a fila estará cheia de torcedores brasileiros e estrangeiros ansiosos para ver de perto os ídolos das seleções mundiais.

O futebol que alimenta o sonho dos torcedores, também traz alegria para os empresários. A Copa de 2014 também deve movimentar o campo dos negócios.

Uma cidade que não pára em trabalho e em turismo. Todos os anos, São Paulo recebe nove milhões de turistas. Metade deles vêm a negócios.

São Paulo tem a maior e mais qualificada oferta de hotéis do país. As grandes cadeias internacionais disputam a clientela com os chamados hotéis-boutique, mais personalizados e mais caros.

São 410 hotéis, mais de 46 mil apartamentos e uma média de ocupação de 67%.

Todos os anos, o principal evento de São Paulo, não é de negócios, é de esporte. A Fórmula 1, em apenas um fim de semana, atrai 120 mil pessoas.

Mas e se a copa do mundo fosse hoje? A estrutura de São Paulo seria suficiente pra tanta gente em um mês inteiro de evento?

O presidente da São Paulo Convention and Visitors Bureau diz que a parte de serviços está bem estruturada para receber este público, mas há desafios.

“Ampliação da rede do metrô, que já está sendo feita e sem dúvida uma coisa importantíssima é a ligação aeroporto de Guarulhos – cidade de São Paulo”, afirma Orlando de Souza, presidente da SP Convention Visitors & Bureau.

Thiago é recepcionista de um hotel de rede internacional. Ele fala cinco idiomas e sabe o tipo de diferencial que precisaria ter para atender o novo público.

“Teríamos um enfoque maior em atividades de lazer dentro da cidade de São Paulo, diferente do que temos hoje”, acredita Thiago Porto, recepcionista.

O assessor de projetos estratégicos da São Paulo Turismo calcula que seria necessário um investimento público de 100 a 150 milhões de reais para estruturar melhor a cidade.

“No caso de um evento esportivo, como uma Copa do Mundo, a gente teria que ter uma reforma grande na área de imprensa do Morumbi. Reforma esta que já está sendo programada pelo próprio São Paulo Futebol Clube, que vai estar pronta em 2014”, garante Luiz Sales, SPTuris.

Quem está de passagem por São Paulo gosta de idéia da cidade sediar a copa, mas ainda encontra alguns problemas que precisariam ser melhorados.

“Eu acho que falta em segurança. Eu acho que é o único que falta, segurança. Os demais, São Paulo tem tudo”, acredita Arnaldo Noceda, químico.