Rodovias serão eixo de exportação

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 4 de março de 2005

sex, 04/03/2005 - 9h12 | Do Portal do Governo

Governo do Estado lançou projeto que envolve a concessão de estradas como a Ayrton Senna e a D. Pedro I e as liga ao Porto de São Sebastião, no Litoral Norte. Investimento é de R$ 1,03 bi

JANDER RAMON

O governo do Estado de São Paulo lançou ontem o projeto de implantação do Novo Corredor de Exportação, envolvendo a concessão das rodovias Dom Pedro I, Ayrton Senna e Carvalho Pinto e do Porto de São Sebastião até o final de 2008, com investimentos estimados em R$ 1,03 bilhão. O Estado aplicará 555 milhões e as empresas concessionárias R$ 450 milhões. Os cofres estaduais receberão ainda cerca de R$ 375 milhões com a concessão das rodovias.

‘Estamos desenvolvendo um projeto estruturante para o Estado de São Paulo. Daqui a 30 anos, quem olhar para o Estado vai perceber que sem esse empreendimento São Paulo ficaria numa situação muito difícil em sua logística de transporte’, disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no lançamento do projeto, que reuniu cerca de 50 investidores no Palácio dos Bandeirantes.

A função do novo corredor será integrar as rodovias do Estado com o sistema ferroviário, aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o Porto de São Sebastião. ‘Esse corredor atenderá preponderantemente os exportadores paulistas, com foco em produtos industrializados, de alto valor agregado, com embarques em contêineres’, explicou o secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes.

O projeto foi dividido em quatro lotes. Dos dois primeiros, um é de recuperação da Rodovia Dom Pedro I e outro de modernização das Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto. Serão concedidos à iniciativa privada ao custo estimado de R$ 375 milhões.

O terceiro lote é formado pela concessão da Rodovia dos Tamoios e a construção de contornos viários em Caraguatatuba e São Sebastião. A Rodovia dos Tamoios será duplicada em seu trecho de serra, com extensão de 14 quilômetros, exigindo, assim, R$ 450 milhões de investimentos, sendo R$ 350 milhões aportados pela concessionária da rodovia e os R$ 150 milhões restantes pelo governo estadual.

O trecho de planalto da rodovia, com 60 quilômetros de rodovia, será duplicado com investimentos de R$ 375 milhões do Estado, utilizando recursos obtidos pela concessão das duas rodovias do lote 2.

O quarto lote é da ampliação do Porto de São Sebastião, obra estimada em R$ 155 milhões, dos quais R$ 100 milhões aplicados pela nova concessionária do porto e R$ 55 milhões pelo governo.