Rio Tietê ganhará o maior parque linear do mundo

Destak

ter, 21/07/2009 - 7h51 | Do Portal do Governo

O rio Tietê vai ganhar um parque de 75 km de comprimento, 33 núcleos de esporte e lazer e 230 km de ciclovias. O espaço será construído nas margens do rio, entre a zona leste da capital e a nascente, na cidade de Salesópolis.

O governo do Estado assinou ontem protocolo de intenções com os prefeitos das oito cidades que serão beneficiadas pelo projeto. Além da capital, o chamado Parque Várzeas do Tietê passará por Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. A previsão é de que a obra seja concluída em 2016.

O projeto está dividido em três fases. Na primeira etapa, serão investidos R$ 377 milhões, sendo que 70% virão de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ela compreende o trecho de 25 km entre a barragem da Penha e a divisa com Itaquaquecetuba e deve ser entregue em 2012.

O trecho de 8,5 km da ciclovia até o bairro dos Pimentas, em Guarulhos, deve abrir em janeiro de 2010.

A construção do parque, que terá 3,8 milhões de m², consumirá R$ 1,7 bilhão. A obra deve ajudar a combater enchentes e a diminuir a poluição. No local, serão plantadas 63 mil mudas de árvores.