Quatro municípios da região participam do Saresp 2009

Repórter Diário ABC

sex, 03/07/2009 - 8h13 | Do Portal do Governo

Em novembro será realizada a 12ª edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação voltada aos alunos da segunda, quarta, sexta e oitava séries do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio terá participação de pelo menos quatro cidades do ABC: Santo André, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires. Os municípios de Mauá e São Bernardo não aderiram a proposta neste ano.

O prazo para que os colégios interessados se inscrevessem para a prova terminou nesta terça-feira (30/06) e a expectativa da Secretaria de Estado da Educação é de que na rede estadual o Saresp atinja a marca de 2 milhões de participantes em 5,3 mil escolas. Por meio da prova o Governo do Estado de São Paulo passa a obter informações sobre o desempenho e as habilidades dos alunos.

Para a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, avaliações como esta se tornam um instrumento para avaliar a qualidade da Educação. “A participação na prova proporciona ao município ter informações sobre o desempenho dos alunos, visando a melhoria das escolas municipais de Ribeirão Pires”.

Em Diadema serão envolvidos 3.388 alunos com idades entre oito anos e 10 anos no exame. A avaliação, tida como instrumento de diagnóstico e análise da situação educacional, ajudará na tomada de decisão das políticas públicas a serem implementadas na cidade.

De acordo com a prefeitura de Mauá, que neste ano ficará de fora da prova, o município conta apenas com a escola Cora Coralina entre as opções de participantes e, por isso, irá aderir apenas a Prova Brasil, que será aplicada no período de 19 a 30 de outubro próximo. A cidade de São Bernardo também informou que participará apenas da Prova do Governo Federal.

O Saresp será aplicado nos dias 10 e 11 de novembro e avaliará o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa com Redação e Matemática. No dia 12 de novembro, a rede estadual de ensino terá prova na área de Ciências Humanas (História e Geografia). Além das provas, um questionário deverá ser preenchido pelos estudantes e pelos pais. A proposta é obter informações acerca do contexto socioeconômico e cultural das famílias. Neste ano todas as despesas em função da avaliação para as redes municipais serão arcadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Já as escolas particulares devem responder por suas despesas.

Ao todo, oito colégios particulares do ABC aderiram ao Saresp neste ano. São eles: Colégios Anchieta, Harmonia, Metodista e Escola Terra Mater de São Bernardo, Colégio Opção Unidade Fundamental e Centro Educacional Bandeiras de Mauá, Grupo Educacional Trevo Máster de Santo André e Colégio Novo Saber de Diadema.