Prova avaliará 500 mil alunos da rede pública de SP

Bragança Jornal Diário

sex, 24/07/2009 - 9h14 | Do Portal do Governo

Cerca de 500 mil alunos de escolas municipais em todo o Estado de São Paulo serão submetidos à prova da 13ª edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro próximos.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, são alunos matriculados em 2.540 escolas de 429 cidades paulistas. Outros 145 colégios particulares também manifestaram interesse em aderir o exame. Só na rede estadual de ensino, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos de 5.300 escolas, informou a pasta.

A avaliação é aplicada aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos. As disciplinas avaliadas são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série.

O resultado da avaliação tem implicação direta no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede. Neste ano, a Secretaria informou que vai arcar com todos os custos da aplicação das provas. Os convênios entre Estado e municípios devem ser concluídos até o final deste mês.