Premiação para escolas

SP TV - 2 Edição - Quarta-feira, 22 de agosto de 2007

qui, 23/08/2007 - 16h41 | Do Portal do Governo

SP TV – 2 Edição, 22 de agosto

Especialistas em ensino acreditam que a premiação para as escolas com bons resultados pode ser um incentivo para os professores desenvolverem novos projetos de aprendizado.

A medida faz parte do novo plano do Governo Estadual para a educação anunciado esta semana.

Numa escola pública da zona sul, quase 10% dos alunos que entram no ensino médio abandonam os estudos. O índice é maior do à média de 7% registrada nas escolas do estado. Segundo a dirigente geral de ensino, Maria Branco Belisário uma das causas a distancia entre o que se ensina na sala de aula e o que mercado de trabalho exige.

“Uma habilitação profissionalizante, isso faz com que o jovem adquira competências para o mercado de trabalho”, fala a dirigente.

A revisão do currículo e outras mudanças estão previstas no novo plano de educação anunciado pelo governo do estado.

O programa de aprendizagem continuada também vai ter mudanças. O sistema em que o aluno não reprova continua valendo. Mas a avaliação do estudante que antes só ocorria depois de quatro anos agora vai ser feita antes, porque os ciclos terão uma duração menor, de dois anos.

Para a professora da USP e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas diz que a redução do ciclo é positiva, mas é preciso que o acompanhamento seja bem feito.

“Se a criança não está se desenvolvendo bem, se está apresentando alguma dificuldade, é preciso acionar mecanismos da escola pra que ela seja atendida mais adequadamente durante o processo de aprendizagem ao longo dos ciclos”, diz Elba Siqueira de Sá Barreto, professora.

O novo plano prevê ainda premiações para a escola que superar as metas. R$700 milhões serão distribuídos entre as escolas da rede pública.

“Uma remuneração pra escola seria interessante pra incrementar o projeto educacional, poderia servir pra reforçar as propostas educacionais dos professores. Seria uma maneira bem mais interessante de remunerar os esforços feitos pela escola” fala a professora.

E hoje a Secretaria Estadual de Educação anunciou novas contratações e medidas que visam valorizar o profissional de educação.

Quase três mil profissionais, entre supervisores de ensino e secretários, vão ser contratados até o final do ano Também vão ser selecionados seis mil professores coordenadores.

O pagamento de parte do bônus relativo a dois mil e sete vai ser antecipado. Serão quatro parcelas a partir de setembro.

O governo vai enviar dois projetos de lei para a Assembléia Legislativa propondo que um mês de licença-prêmio seja recebido em dinheiro e que gratificações fiquem incorporadas ao salário. Também foram criadas gratificações de função que pode aumentar a remuneração de diretores, professores e supervisores de ensino em até 16%.

“Essas medidas serão aprovadas rapidamente. Já estamos conversando com os deputados e com certeza isso será apressado”, revela Maria Helena Guimarães de Castro, secretária estadual de Educação.

E a Secretaria de Educação da capital anunciou hoje o fim do terceiro turno para mais de 87 escolas. No turno da fome, como ficou conhecido, as crianças tem aulas das 11h00 às 15h00.