Polícia freia avanço de assassinatos na RMVale

Do jornal O Vale Dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que as polícias conseguiram frear o avanço do número de assassinatos na RMVale no primeiro semestre, com […]

sex, 31/07/2015 - 19h05 | Do Portal do Governo

Do jornal O Vale

Dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que as polícias conseguiram frear o avanço do número de assassinatos na RMVale no primeiro semestre, com 208 vítimas no período. O número representa estabilidade no comparativo com o primeiro semestre de 2014, quando foram registradas 207 vítimas.

Já os indicadores de roubos em geral, furtos e roubos de veículos mantiveram queda. Os furtos de veículos ficaram estáveis.

Apesar da redução dos indicadores, o Vale ainda lidera a violência no interior paulista. Entre as regiões, Campinas é a segunda mais violenta, com 155 vítimas de homicídios dolosos e de latrocínios no semestre.

Cidades. Entre as cidades da RMVale, São José apresentou aumento no número de vítimas. Foram 35 assassinatos neste primeiro semestre– no mesmo período do ano passado foram 30 vítimas.

Taubaté manteve os mesmos indicadores de 2014. A cidade somou 26 vítimas.
Jacareí apresentou redução nos indicadores. Foram 21 vítimas no primeiro semestre de 2015 contra 25 em 2014.

Patrimônio. Entre os crimes contra o patrimônio, os roubos de veículos apresentaram a maior redução no período na região. Foram 992 ocorrências no primeiro semestre deste ano e 1.499 entre janeiro e junho do ano passado, queda de 33,82% (507 casos de diferença).

Outro lado. Por nota, a SSP comemorou o desempenho da região no semestre.
Em relação aos roubos de veículo, o índice é o melhor para o período desde 2011. “Com recuo de 33,82%, os roubos de veículo também estão em queda no semestre. O total de ocorrências passou de 1.499 para 992, o menor índice para o período desde 2011. Analisando somente junho, houve queda de 41,44% nos roubos de veículos – passando de 222 para 130, ou seja 92 casos a menos.”

A secretaria também destacou o aumento no número de prisões, o que representaria recorde e produtividade policial.

“O Vale do Paraíba e Litoral Norte também alcançaram recorde de produtividade em relação ao número de prisões efetuadas – 5.436 prisões. É o maior número para os seis primeiros meses de toda a série histórica, iniciada em 2001”, informou a SSP em nota.
Em entrevista publicada na edição de 19 de julho de O VALE, o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, disse que a queda nos roubos de veículos deve ter impacto no preço do seguro.