PIB paulista

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 10 de março de 2005

qui, 10/03/2005 - 10h04 | Do Portal do Governo

EDITORIAL

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo, que deve ficar acima dos 7%, mostra que a economia paulista trafega com fôlego extra, e até superior, na esteira dos bons indicadores em nível nacional. No cômputo global, o País fechou o ano passado com índice de 5,2%. Os dados sobre a atividade produtiva estadual ainda são preliminares, já que os números finais serão divulgados só nos próximos dias.

Para o governador Geraldo Alckmin, que anunciou as perspectivas de crescimento do PIB paulista, dois fatores preponderantes podem explicar este avanço da economia estadual: o primeiro, a redução da carga tributária e o corte de gastos na esfera pública. Tem razão. Não há processo produtivo que resista à imensidão de impostos que grassa no Brasil. Trata-se de um entrave à expansão do desenvolvimento em geral, cujos efeitos são dos mais perversos: forte retração dos negócios e ampliação da informalidade.

Para completar a combinação de fatores, o poder público também precisa continuar dando sua cota de contribuição. Além dos programas de incentivo tributário, o Estado deve seguir economizando e eliminando despesas desnecessárias, em setores não-prioritários, e direcionando investimentos às áreas realmente carentes de infra-estrutura. Essa fórmula não é nova, lembre-se, mas velhas lições jamais podem ser esquecidas.