Paralisia infantil

Jornal da Tarde - Quarta-feira, dia 7 de junho de 2006

qua, 07/06/2006 - 10h25 | Do Portal do Governo

Helena Sato *

O Brasil entra, em 2006, no 17º ano sem poliomielite, doença grave que pode provocar seqüelas irreversíveis e até morte. No Estado de São Paulo a paralisia infantil, como é popularmente conhecida, está erradicada há 18 anos. Um motivo de alívio, mas de alerta constante para a saúde pública.

No calendário nacional de imunização a vacina Sabin, contra a pólio, é assegurada a todas crianças, gratuitamente. Mas é fundamental que as menores de 5 anos participem da vacinação em massa promovida anualmente pelo governo. Nessa ocasião é aplicada dose extra da vacina, de extrema importância para cobrir eventuais falhas ao esquema de rotina e disseminar o vírus vacinal no meio ambiente.

Por que esse cuidado? Simplesmente pelo fato de a doença ainda existir em outros países – o vírus continua circulando e pode ser reintroduzido no Brasil.

A primeira fase da vacinação acontece em 10 de junho, este sábado, das 8 h às 17 h. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar cerca de 3,1 milhões de crianças menores de 5 anos. Já a segunda será em 26 de agosto. As crianças devem ir aos postos nas duas datas, mesmo que tenham recebido as gotinhas em anos anteriores.

Em abril houve a campanha de vacinação de idosos contra a gripe, sucesso no Estado. As pessoas com 60 anos ou mais compareceram em peso aos postos. Temos a convicção que os pais ou responsáveis de crianças seguirão o exemplo, levando os filhos para tomar a vacina Sabin.

*MÉDICA PEDIATRA E COORDENADORA DE IMUNIZAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO