Para economizar, São Paulo organiza central para armazenar itens de saúde

Valor

qua, 20/01/2010 - 8h21 | Do Portal do Governo

Com objetivo de economizar nas compras na área de saúde e evitar a falta de material nos hospitais públicos, o governo de São Paulo inaugura hoje o primeiro Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis). A primeira central estatal de logística hospitalar do país, instalada na região oeste da capital paulista, vai controlar recebimento, estoque e distribuição de aproximadamente 9 mil itens utilizados, inicialmente, em quatro unidades.

Automatizada e com área total de 4,5 mil m2, o Ceadis vai pôr fim aos almoxarifados dos hospitais e controlar melhor os gastos com compra de material hospitalar, como seringas, cateteres, luvas de borracha, fraldas, ataduras e sondas, entre outros produtos. Em 2009, os 40 hospitais da administração direta do Estado gastaram R$ 90 milhões com essas aquisições – o número desconsidera unidades universitárias e administradas por organizações de saúde (OSS). “O Ceadis pode trazer economia entre 20% e 30% nas compras”, espera Ricardo Tardelli, coordenador da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo ele, o modelo do Ceadis foi inspirado pelo processo produtivo do setor automotivo, no qual as montadoras “montam” os veículos a partir dos componentes em pequenos estoques e “extrema” sintonia com seus fornecedores. “Nossa ideia é uma forma organizada de armazenamento, criando mecanismos simples de consumo médio mensal, com disparo para reposição de estoque e integração da rede.”

Tardelli explica que o modelo de licitação não será substituído, continuando sob responsabilidade administrativa dos hospitais. “Haverá mais agilidade, um software ligado no Ceadis será capaz de detectar gastos fora do padrão, evitando desabastecimento”, diz. No Ceadis há estantes de 1.700 posições para o armazenamento dos produtos, que terão conferência rigorosa, na chegada e saída, por meio de 26 coletores com leitura de código de barras e tecnologia de transmissão por radiofreqüência.