Pagamento de IPVA vence a partir de sexta

O Estado de S. Paulo

ter, 05/01/2010 - 7h56 | Do Portal do Governo

Carros com placa de final 1 devem quitar a 1.ª parcela ou cota única até o fim desta semana

As datas para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) começam a vencer nesta semana. Para os carros de placa com final 1, a primeira parcela do IPVA ou a cota única com desconto podem ser pagas até sexta-feira. Estes também podem agendar a inspeção veicular ambiental em São Paulo a partir de hoje.

O imposto pode ser pago em até três parcelas ou em cota única (veja calendário nesta página). Assim como em 2009, o contribuinte tem desconto de 3% para pagamento integral em janeiro. Veículos novos terão o desconto até o quinto dia útil da data de emissão da nota fiscal.

A Secretaria de Estado da Fazenda espera arrecadar R$ 8,9 bilhões com o imposto, que ficou em média 9,3% mais barato em 2010. O tributo para carros e motos teve a maior queda: 12,2% e 9,8%, respectivamente. O valor varia segundo o modelo e o ano de fabricação.

A redução do IPVA corresponde a uma queda nos valores venais dos veículos, já que as alíquotas para cálculo do imposto foram mantidas. Dos cerca de 17 milhões de veículos da frota paulista, 13 milhões vão pagar o IPVA, segundo a secretaria.

Inspeção Veicular

O agendamento da inspeção veicular começa hoje na capital para veículos de placa com final 1. Os testes, que serão realizados a partir de fevereiro em dez endereços, podem ser agendados em www.controlar.com.br. O agendamento se baseia no cronograma de licenciamento de veículos do Departamento Nacional de Trânsito (Detran-SP) e só pode ser feito após o pagamento da taxa de R$ 56,44.

O programa de inspeção atingirá 100% da frota de 6,5 milhões de veículos. Como passa a ser obrigatório e de abrangência nacional, a tarifa não será devolvida pela Prefeitura como no ano passado. Neste mês, até o dia 31, ocorrem também as inspeções para quem perdeu o prazo do teste em 2009.