O dia em que Alckmin deu aula para a miss universo

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

ter, 15/02/2005 - 9h07 | Do Portal do Governo

Na volta do ano letivo na rede estadual de ensino, o governador levou a australiana Jennifer Hawkins à Escola Fernão Dias Paes, em Pinheiros, e deu uma aula inaugural para mais de 100 alunos

GILBERTO AMENDOLA

O dia em que o governador ensinou biologia para a miss universo: sentada na primeira fileira, ela exibia gestos delicados, sorriso de vender creme dental e aquela carinha de quem ainda não entendeu o ‘Pequeno Príncipe’. Ao seu lado, o secretário da Educação, Gabriel Chalita, sussurrava em inglês coisas sobre células, tecido nervoso e outras maravilhas do corpo humano…

É isso mesmo. Na volta às aulas da rede estadual de ensino, Geraldo Alckmin deu um novo status à expressão ‘mãe de miss’. O governador levou a australiana Jennifer Hawkins à Escola Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na Zona Oeste da Capital. Lá, ele deu uma aula inaugural para mais de 100 alunos e também apresentou as mudanças no currículo e carga horária.

Ontem, por volta das 10h30, Alckmin chegou acompanhado pela miss. Logo de cara, as primeiras observações ‘construtivas’ pipocaram da imprensa e de sua própria assessoria: ‘O governador está sempre bem acompanhado, não é?’ e ‘A dona Lu é muito mais bonita. Mais clássica!’

Na entrada do auditório, o governador foi recebido com aplausos. A turma do fundão também caprichou no ‘fiu-fiu’ (mas é claro que o alvo dos assobios não era o governador). O primeiro a manifestar entusiasmo foi o jovem Orlando Donizete, 17 anos. Ainda em guerra contra as espinhas, Donizete decretou: ‘Só vou prestar atenção nela. Mó gata, meu!’ Para completar, um coral interpretou ‘Cio da Terra’, de Chico Buarque e Milton Nascimento. Risinhos na ala masculina.

A presença da miss ainda inspirou o secretário Chalita. Para defender a inclusão de aulas de filosofia no currículo, ele discorreu sobre a teoria de Platão em relação à ‘paixão carnal’.

Depois foi a vez da miss falar. Serviço social, combate à Aids e o uso de camisinhas fizeram parte do seu discurso. ‘Miss na escola. Acho que não tem muito a ver’, reclamava Mariana Melo, 17 anos.

Durante a aula inaugural do governador, a turma do fundão se preocupava mais em rabiscar desenhos, trocar bilhetinhos e colocar a conversa em dia.

Na primeira fila, um pouco mais de atenção. Mas mesmo os famosos CDFs se divertiram com o ‘tique de professor’ apresentado pelo governador. Um exemplo:

– Bio… – dizia Geraldo Alckmin.

– Logia – completavam os alunos.

A aula estava sendo um sucesso até que Alckmin tropeçou em uma metáfora: ‘Estudar biologia é melhor do que passar um final de semana com a namorada na praia.’ Essa nem o Chalita conseguiu traduzir para a miss universo. Alckmin ainda distribuiu uma série de testes (que caíram nos principais vestibulares do Brasil) sobre a matéria que tinha acabado de ensinar.

No final da aula, todos foram tomar um lanchinho. Antes de falar duas palavrinhas sobre o Brasil (Carnaval, futebol etc.), a miss atacou a mesa com voracidade. ‘Ela não é assim. Mas está morrendo de fome. Quase desmaiando’, justificou uma assessora de Jennifer.

Curso de filosofia e aumento da carga horária

Aumento na carga horária e inclusão de aulas de filosofia são as novidades do início de ano letivo para os estudantes da rede estadual. Um programa especial de incentivo à leitura e concursos para a contratação de novos professores também foram anunciados.
A partir deste primeiro semestre, os alunos terão a carga horária aumentada de 25 horas para 30 horas semanais. Agora, serão 6 aulas por dia (e não mais 5). A Filosofia passa a ser uma disciplina obrigatória para os alunos do 1º e 2º colegial.

No 3º ano, as escolas poderão optar por duas aulas semanais de sociologia ou de psicologia. As horas adicionais serão usadas para matemática, português, história e geografia. Ainda esse ano, acontecerão concursos para a contratação de professores de filosofia e do ensino básico.

Ao menos 1 aula por semana será reservada para o programa ‘Hora da Leitura’. A intenção é desenvolver o gosto pela literatura nos alunos da rede estadual. ‘Não serão livros para vestibulares ou leituras obrigatórias. Queremos mostrar o prazer de ser um leitor’, disse o secretário da educação, Gabriel Chalita.

Para o governador Geraldo Alckmin ‘essa nova grade vai incentivar a formação humanística do estudante’. Mas é a aluna Bruna da Silva, 15 anos, quem dá o melhor parecer sobre as mudanças. ‘São chatas. Mas necessárias.’