O charme da terceira idade estará na passarela

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 7 de março de 2005

seg, 07/03/2005 - 8h45 | Do Portal do Governo

Amanhã, Dia Internacional da Mulher, 24 candidatas disputam o título de miss no Centro de Referência do Idoso, em São Miguel, Zona Leste

GIOVANNA BALOGH

Nem todas têm 1,70 m ou as medidas exigidas pelos padrões de beleza. Depois de casar, trabalhar a vida inteira, criar filhos e netos, muitas se sentem mais atrativas que Giseles, Naomis e outras top models da vida. Amanhã, 24 mulheres – todas com mais de 60 anos – sobem nos seus sapatos de salto alto, não tão altos assim, e desfilam todo charme na passarela. Elas disputam o título de Miss Terceira Idade.

O concurso, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde, é realizado pelo segundo ano consecutivo no Centro de Referência do Idoso CRI, em São Miguel Paulista, Zona Leste. Além do título de Miss CRI, as candidatas concorrem aos títulos de Miss Simpatia, Miss Sorriso, Miss Elegância e Miss Timidez.

A vencedora do ano passado, Iracema da Silva Carvalho, 82 anos, sabe que passará a faixa para sua sucessora: ‘Jamais esperava ganhar, mas amei desfilar.’

Na disputa estão veteranas na passarela, como Maria Dias Kobama, 68 anos, que se realizou no ano passado quando pisou pela primeira vez na passarela. ‘Acho importante desfilar, não ligo se ganho ou não alguma coisa. No começo sinto aquele friozinho na barriga e depois fico à vontade’, contou. Já a principiante, Maria Gedalva dos Santos, 66 anos, disse que vai contar com a torcida dos vizinhos para vencer a timidez e arrancar votos das cinco juradas.

As duas Marias já escolheram a roupa e os acessórios que vão usar no concurso. Em vez de ficar horas se maquiando e cuidando do penteado, elas dizem preferir deixar a ‘beleza natural’ conquistar o júri. ‘Vou usar uma roupa confortável e não vou me maquiar muito, senão não vou parecer nada com o que sou no dia a dia’, disse Maria Dias.

Segundo o diretor substituto do CRI, Paulo Sérgio Pelegrino, 74 mulheres se inscreveram para o concurso. Mas, como as vagas são limitadas, apenas 24 puderam participar. O diretor promete uma série de atividades amanhã, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O desfile está marcado para as 14h.

O CRI oferece 17 tipos de especialidades médicas para os idosos da Capital. No local, são realizados exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, audiometria, ultra-sonografia, Raio X, mamografia, odontologia e fisioterapia. Os freqüentadores ainda têm uma área de lazer, onde aprendem artesanato, tricô, violão e canto.