Novo Memorial do Imigrante aposta na interatividade

Após reformas, local será modernizado e terá um novo nome: passará a ser chamado de Museu da Imigração

qui, 03/03/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Quem visitar o Memorial do Imigrante, na Mooca, a partir de 2012, encontrará uma exposição mais moderna, interativa e multimídia, mais parecida com a do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol.

A mudança já tem verba aprovada pelo governo: R$ 5 milhões. O local está fechado desde dezembro e passa por restauro da edificação.

“Sempre achamos que o imigrante não estava bem representado, não tinha sua história bem contada”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Quando for reaberto, o novo espaço mudará de nome. Deixará de ser o Memorial do Imigrante para se chamar Museu da Imigração.

O perfil das exposições também vai mudar. Elas deixarão de ser convencionais, baseadas na exibição de objetos. Itens como malas e peças de roupas aparecerão contextualizados, de forma interativa, diz Claudinéli Moreira Ramos, museóloga responsável pelo projeto.

Para ela, o museu, “que já era importante e muito visitado”, vai se tornar mais atrativo e interessante, e seu acervo –nomeado “Memória do Mundo” pela Unesco– vai ser posto em evidência.

HOSPEDARIA

Entre 1887 e 1978 funcionou no prédio a antiga Hospedaria dos Imigrantes. Por lá passaram pessoas de mais de 60 nacionalidades e etnias. A passagem delas foi documentada em livros e listagens que fazem hoje parte do acervo do museu.

A exposição será dividida em módulos temáticos (veja gráfico ao lado). Entre outras novidades, haverá projeções sonoras de depoimentos de pessoas que passaram pela antiga hospedaria.

Para o secretário da Cultura, o novo formato tornará mais real “o heroísmo e a saga dos imigrantes no Brasil. Isso só se consegue com depoimentos, imagens”.

Andrea Matarazzo também afirma que o novo formato trará mais informações ao visitante. “Era um museu que não tinha conteúdo”.

Desde dezembro, o Museu da Imigração passou a ser gerido pelo Instituto Arte do Futebol Brasileiro, que administra o Museu do Futebol.

De acordo com a Secretaria da Cultura, durante o período da obra, o acervo ficará sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo.

O órgão continuará com a emissão de certidões e atestados de genealogia de descendentes de imigrantes.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 0/XX/11/2089-8100.