No 1º dia de aula, alunos dizem que USP Leste trará melhorias para região

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 1º de março de 2005

ter, 01/03/2005 - 10h25 | Do Portal do Governo

Palestra de apresentação do campus abriu o ano letivo na universidade ontem

A nova unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada na Zona Leste da Capital, começou ontem seu primeiro ano letivo com uma palestra de apresentação do campus aos alunos. A possibilidade de a universidade promover a região e sua proposta de oferecer apenas cursos novos foram destaques durante o evento, gerando debates entre os estudantes. Muitos alunos apostam que a Zona Leste se desenvolva com a presença da universidade.

Esse é o pensamento de Angélica de Giorge, de 18 anos. A estudante de Lazer e Turismo acredita que a movimentação dos 1.020 alunos da USP Leste poderá incrementar o comércio local e trazer novos investimentos públicos. A USP Leste foi construída no Jardim Keralux, ao lado de ruas sem asfalto e barracos amontoados, por onde o cheiro de esgoto é forte. O governo estadual investiu R$ 53 milhões na universidade.

O desenvolvimento da Zona Leste é uma das idéias originais do projeto USP Leste, segundo Miriam Krasilchik, coordenadora da comissão central da universidade. Ela também conta que o campus irá concentrar apenas estudantes de novos cursos, como atividade física, gerontologia e gestão ambiental. A estudante Ana Cláudia Bomulha, de 23 anos, acredita que os novos cursos atendem melhor às necessidades do mercado de trabalho. Mariana de Melo, de 19 anos, diz que os cursos são mais focados nos nichos de mercado que estão em crescimento.

Para Rafael Louzada, de 19 anos, a USP mostra, com os novos cursos, que está atenta às mudanças do mercado. Paula Brum, de 17 anos, achou interessante a possibilidade de estudar apenas o campo da medicina que mais lhe interessa, a gerontologia (ciência que estuda os problemas do idoso).

Transporte

Uma linha gratuita exclusiva foi disponibilizada aos estudantes pela universidade. Dois ônibus circulam entre a estação ferroviária Engenheiro Goulart e a USP Leste durante todo o horário de aula. A linha de ônibus Jardim Keralux, que faz o percurso entre a Estação Penha do Metrô e a universidade, passou a circular em novos horários: das 5h às 23h. Estudantes, com o incentivo da universidade, estão se organizando para fretar vans particulares. Já há vans que levam alunos da Zona Sul e Oeste. Marcos Yamamoto, de 18 anos, aderiu ao programa de pagamento mensal de uma van. Paga R$ 170 mensais, pelo percurso entre a Barra Funda e a USP Leste.