Mutirão quer recolher dez toneladas de lixo eletrônico

Jornal Destak - Quarta-feira, 22 de outubro de 2008

qua, 22/10/2008 - 15h17 | Do Portal do Governo

Jornal Destak

Um mutirão programado para o próximo dia 30 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente quer recolher mais de 10 toneladas de lixo eletrônico, entre celulares, pilhas e baterias usadas. A ação ocorrerá em 372 cidades do Estado e usará 1,9 mil urnas para a coleta.

De acordo com o secretário Xico Graziano, a intenção é conscientizar a população para a reciclagem de resíduos eletrônicos. “Essas parafernálias não são sempre lixo. Há elementos dentro delas que podem e devem ser reaproveitados, até mesmo ouro, no caso dos celulares.”

Na capital, os postos de coleta serão colocados em locais como parques municipais e supermercados, além de estações de trem, metrô e ônibus (veja quadro acima).

Depois de recolhido, o lixo será enviado para uma empresa que recicla esse tipo de material na Bélgica e na Suécia. O governo não receberá pelo material, mas também não será cobrado pelo envio e tratamento do lixo.

Segundo o diretor da ONG Comitê para Democratização da Informática, Rodrigo Baggio, como o Brasil ainda não tem empresas que reciclam eletrônicos em grande quantidade, a alternativa é exportar o lixo. “Mas é preciso incentivar o setor no país.”

Outra saída é a venda de peças usadas, mas em bom estado, como monitores, para lojas especializadas.