Mutirão de lixo eletrônico

Agora São Paulo - Quinta-feira, 30 de outubro de 2008

qui, 30/10/2008 - 11h13 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Secretaria do Meio Ambiente realiza hoje um mutirão para recolher pilhas, baterias e celulares usados. Esses três itens poderão ser coletados em 2.000 postos espalhados pelo Estado.

É uma medida útil. Esses materiais são compostos por substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio. Se jogados no lixo doméstico, podem contaminar o ambiente.

Mas já estava na hora de o governo ter outra forma de fazer essa coleta, sem depender de mutirões ou de instituições que se disponham a recolher o material.

Como já é feito com as latinhas de alumínio -de refrigerante, cerveja etc.-, poderia haver um pagamento para quem recolhesse o material. Além dos itens que serão recolhidos hoje, outros lixos eletrônicos poluentes -como DVDs, CDs, computadores, televisores, rádios e lâmpadas fluorescentes- poderiam se converter em benefício social.

Uma nova resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) vai obrigar os comerciantes que vendem pilhas e baterias a receberem esses dois materiais após o uso. Mas eles terão dois anos para se adaptar.

Além disso, pilhas e baterias deveriam ser depositadas em aterros sanitários. A grande maioria dos municípios brasileiros usa lixões, que não oferecem tratamento e armazenamento adequados. Resta a contribuição da população. Os endereços para coleta estão no site www.ambiente.sp.gov.br/ mutiraodolixoeletronico.