Museu brinca com os ‘erros nossos de cada dia’ em painel

Jornal da Tarde

seg, 29/03/2010 - 8h01 | Do Portal do Governo

Os erros do uso coloquial da língua portuguesa passaram a ser tratados de forma lúdica e deram o nome da exposição em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, região central da capital: “Menas: o certo do errado, o errado do certo”.

A exposição leva ao público a discussão da linguagem do cotidiano e os erros formais presentes na fala de muitos brasileiros, de diversas classes sociais.

São sete instalações provocativas que brincam com o “certo” e o “errado” na língua portuguesa. A exposição conta com um painel no qual foram grafados os “100 erros nossos de cada dia”.

O painel é apresentado na forma de frases com vários tipos de incorreções da língua culta: lexicais, semânticas, gramaticais e discursivas. Impossível não lembrar de um falante de nossa língua que já tenha usado uma dessas expressões em encontros informais, reuniões de trabalho ou no elevador do prédio.

Serviço
‘MENAS…’ – Museu da Língua Portuguesa: Praça da Luz, s/nº. 3326-0775. Terça a dom., 10h às 17h. Até 27 de junho Preço: R$ 6 (grátis aos sábados e também para crianças, idosos e professores da rede pública)