Museu Afro Brasil e outros espaços dedicam mostras a São Paulo

Folha Online

qua, 27/01/2010 - 8h09 | Do Portal do Governo

“São Paulo, Terra, Alma” e “Memória Editada da Imprensa Oficial de São Paulo” são as duas mostras que o Museu Afro Brasil (região sul paulistana) preparou para inaugurar nesta segunda-feira (25), quando se comemora o aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo.

Com três panoramas fotográficos inéditos da cidade de São Paulo, a primeira delas reproduz o bairro de Higienópolis (região central) em 1912 pelas lentes de Theodoro Preising; seis fotos tiradas em 1925 que registram parte da região central, com imagens da Igreja do Carmo e ladeira do Carmo; e a Coleção de Rui de Souza e Silva, com seis retratos da São Paulo antiga assinados por Preising. A mostra também reúne fotos e postais de Guilherme Gaensly, publicações e homenagens a personalidades como a cantora Carmem Miranda, o abolicionista Luiz Gama, o líder da Revolta das Chibatas João Candido, o cartunista Ângelo Agostini e o compositor Adoniran Barbosa.

A segunda mostra, “Memória Editada da Imprensa Oficial de São Paulo”, homenageia a empresa gráfica responsável por propagar a memória social, artística e cultural paulista e brasileira. Edições próprias e parcerias com instituições compõem a exposição, que apresenta também a Coleção Aplauso, um importante produto literário do país que conta com contribuições de artistas brasileiros da música, do teatro e do cinema.

No dia, o público poderá visitar o acervo do Museu Afro Brasil –com mais de 5.000 obras relacionadas à cultura negra brasileira– e as sete exposições em cartaz: “Os Mágicos Olhos das Américas”; “Eu Tenho um Sonho: de King a Obama – A Saga Negra do Norte”; “África em Nós”; “110 Telas, 60 Dias e um Diário de Viagem – Amazonas 1975”, “Francisco de Paula Britto (1809 – 2009) – 200 Anos do Primeiro Editor Brasileiro”; “Deoscoredes Maximiliano dos Santos – O Escultor do Sagrado”; e “Formas e Pulos – O Saci no Imaginário”.

Museu Afro Brasil – av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, parque Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5579-0593. Seg.: 12h às 18h. Grátis. Classificação etária: livre.

“Augustas”
O fotógrafo Eder Chiodetto apresenta fotos panorâmicas da rua Augusta. Com uma câmera analógica usada como moviola, os registros ganham um efeito abstrato. São retratados bares, carros em movimento e pessoas.

“Memória da Cidade”
Fotos de Militão Augusto de Azevedo e Renato Suzuki representam um pouco da história e do patrimônio de São Paulo.

“Olhar Urbano”
A exposição agrega 26 registros de edifícios das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, dos fotógrafos Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Fabio Correa, Marcos Prado, Renata Castello Branco e Ucha Aratangy.